Medologia do Marxismo

922 palavras 4 páginas
Movimentos metodológicos
São denominações genéricas para posturas filosóficas que marcam toda a história da filosófia e das ciências, até determinam alguns movimentos que seram discutidos.
Empirismo num sentido bem amplo como uma postura filosófica como o racionalismo e o idealismo. Suas carcterísticas são: a unica fonte de nossas ideias é a experiência sensível, valorizando os sentidos; discute-se o uso das hipóteses, raciocínio indutivo e probabilidade.
Positivismo é um ideal de neutralidade nas ciências, seu principal nome é Auguste Comte, podem ser relacionados a eventos reais por meio de mensuração. Suas características são: Ideal de neutralidade nas ciências; os conceitos devem ser operacionalizáveis.
Pragmatismo são as clarezas de nossas idéias implica em efeitos práticos, seu principal nome é Charles Sanders Peirce. Sua estrutura se divide em: indicar o problema, oferecer uma hipótese explanatória usando meios abusivos, testar nossashipóteses contra o problema por meios dedutivos.
Marxismo se distingue como metodologia do marxismo programa social, é importante destacar dois aspectos; o primeiro seria descrever o movimento da realidade por meio da tese/antítese/síntese, o segundo seria a importancia por defender os níveis econômicos, suas características são: confrontação de ideias gera uma síntese que será submetida à uma contradição, importância do contexto ideológico da pesquisa, estuda aspectos da realidade em sua exterioridade.
Estruturalismo se desenvolve na França por meio da psicanálise, psicologia, antropalogia, filosofia, linguística. A realidade é composta de estruturas, o método das ciências seria identificar essas estruturas e explicar suas partes numa totalidade, a estrutura não é algo estátistico, mas uma totalidade que se transforma.
Falseabilidade Karl Popper seu principal nome, serve para diferenciar as teorias científicas dos discursos não científicos, deve ser possível admitir uma situação prática, o resultado de uma experiência, que

Relacionados

  • A expectativa dos profissionais envolvidos na aplicação de medidas sócio-educativas no centro sócio-educativo passaré
    5440 palavras | 22 páginas
  • fdfdfsdfsdf
    11856 palavras | 48 páginas
  • CAPITALISMO
    7442 palavras | 30 páginas