AP UNID ll Sociologia Tamires Esperidiao Matriz UCS 2

543 palavras 3 páginas
Aluno (a): Tamires Esperidião da Silva
RGM: 15043797 Disciplina: Sociologia
Tutor: Thais Campos Olivio

Principais características da URSS
Causas da queda da URSS
Resultados mundiais da queda da URSS
Referências bibliográficas

- Meios de produção socializados/ Redistribuição de renda, toda riqueza gerada pelo trabalho e a produção é igualmente dividida entre todos.

- Aprimoramento/ Desenvolvimento social, divisão e ou exclusão entre as classes sociais (pobres e ricos).

- Economia planificada e controlada pelo Estado e Meios de produção, controle economico, produção e preços, divisão de salários.

Nos anos 80 ocorreu a desaceleração econômica que chegou à uma estagnação, o acentuado atraso tecnológico em relação ao mundo capitalista, as grandes transformações sociais, culturais e comportamentais ocorridas no mundo e na URSS. Uma crise ameaçadora no país, atrasos nas produções, problemas gerados pela burocratização do governo soviético pioraram a situação social, política e econômica do país, agressões militares que o país sofreu, perdas humanas. Em 1985, Mikhail Gorbatchov assumiu o controle do Partido Comunista, na tentativa de “controlar” a situação, Gorbachev entrou com projetos de reformas democráticas, sem sucesso. A Perestroika, que como programa de reformas acelerou a democratização do regime político, levando à desagregação do velho mecanismo burocrático de planejamento e gestão estatais da economia, o que por sua vez gerou caos; No ano de 1991, algumas replúblicas declarou independência, uma forte tensão foi gerada entre os conservadores e reformistas. No final de 91, o parlamento optou por um acordo de dissolução da URSS, em seguida Iéltsin declarou a independência da Rússia e a formação da CEI, assim estava extinda a URSS, e em dezembro Gorbatchov renunciou.

Em 1992, o governo foi passado para as mãos de Boris Ieltsin. Mesmo tentando implementar diversas medidas modernizantes, o governo Ieltsin foi marcado por crises

Relacionados