medieval

Páginas: 3 (681 palavras) Publicado: 10 de dezembro de 2014
Patrística (I d.C – VII d.C)

É um período que se caracteriza pelo resultado dos esforços dos apóstolos (João e Paulo) e dos primeiros Padres da Igreja para conciliar a nova religião com opensamento filosófico mais corrente da época entre os gregos e os romanos. Não obstante, tomou como tarefa a defesa da fé cristã, frente as diversas críticas advindas de valores teóricos e morais dos“antigos”.

Os nomes mais salientes desse período são os de Justino Mártir, Tertuliano, Clemente de Alexandria, Orígenes, Gregório de Nazianzo, Basílio de Cesareia, Gregório de Nissa. Eles representam aprimeira tentativa de harmonizar determinados princípios da Filosofia grega (particularmente do Epicurismo, do Estoicismo e do pensamento de Platão) com a doutrina cristã. (...). Eles não só estavamenvolvidos com a tradição cultural helênica como também conviviam com filósofos estóicos, epicuristas, peripatéticos (sofistas), pitagóricos e neoplatônicos. E não só conviviam, como também foram educadosnesse ambiente multiforme da Filosofia grega ainda antes de suas conversões" (SPINELLI, Miguel. Helenização e Recriação de Sentidos. A Filosofia na época da expansão do Cristianismo – Séculos II, III eIV. Porto Alegre: Edipucrs, 2002, p. 5).
a prática de análise, reflexão e crítica na busca do conhecimento do mundo e do homem. O filósofo dedica-se a investigar e a questionar com profundidade erigor metodológico a essência e a natureza do universo, do homem e de fatos. Estuda as grandes correntes do pensamento e a obra dos filósofos. Faz reflexões sobre questões éticas, políticas, metafísicase epistemológicas, além de buscar compreensão teórica de conceitos, como os de espaço, tempo e verdade. Desenvolve pesquisas, e presta consultoria para instituições científicas, artísticas eculturais. Também está habilitado a implantar projetos educacionais em escolas e empresas.
Fique de olho

Cresce a procura por Filósofos

É comum que, em épocas de crise e de grandes mudanças...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Medieval
  • Era Medieval
  • medieval
  • Medieval
  • era medieval
  • Era Medieval
  • Medieval
  • Era medieval

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!