medieval

Páginas: 6 (1308 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ
ICHS – História (Vespertino)
Disciplina: História Medieval I
Prof.ª Dr.ª Renata Rozental Sancovsky
Alunos: Jefferson Albino, Camila Carvalho, Camila Oliveira, Lucas Pires


Síntese das ideias/hipóteses principais do texto de Maria Sonsoles Guerras: “A Monarquia Visigoda: Romanismo e Germanismo”.

O povo visigodo sempre teve como formade governo a monarquia, ao contrário de outros povos germanos que escolhiam seus representantes através de assembleias de homens livres.
Devido a sua trajetória pela Gália, a miscigenação cultural entre o povo visigodo e o Império Romano foi inevitável, porém, apesar das influências sofridas pelos romanos, a monarquia continuou sendo essencial para eles. Os historiadores da Escola do Declínioafirmavam que os germanos destruíram a ordem social, jurídica e política nas regiões romanas onde se estabeleceram; o que houve na verdade, segundo Peter Brown, Henri Marrou e outros historiadores da Escola de Transição, foram contatos pacíficos entre as duas culturas, que acabaram gerando um ambiente propicio para as trocas culturais.
Sendo assim, a instalação dos estados germanos dentro doterritório do Império Romano não deu fim as tradições romanas; ao contrário, enxertou “o Direito, as instituições, as ideias, enfim, a cultura romana, nas raízes germanas” (GUERRAS, 1995, p. 74).
Logo, a monarquia foi a primordial instituição e única forma de governo do povo visigodo, que se fortaleceu frente a Roma na mesma medida que se romanizou.

(GUERRAS, Maria Sonsoles. “A Monarquia Visigoda:Romanismo e Germanismo”. In: Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica, 1995, p. 73-75)


Síntese das ideias/hipóteses principais do texto de Renata Rozental Sancovsky: “A Formação e Cristianização dos Reinos Bárbaros na Península Ibérica: Suevos e Visigodos.”

Segundo a autora, a relação entre romanos e germânicos, na sua maioria, é feita por acordos “diplomáticos”, os foedos, que consistiamem tratados que estabeleceram a forma pela qual os federados a Roma se instalaram nas regiões oferecidas a eles. Outra característica encontrada é o fato de que após a morte de Teodósio (395) as invasões começaram a ocorrer com maior frequência e acabaram for legitimar as várias regiões do império.
Sancovsky aborda que neste momento surge um paradoxo entre os povos germanos e o Império Romano,pois, por exemplo, a monarquia visigoda se fortaleceu, mediante em que, ao mesmo tempo, se romanizaram. Como exemplo de diferença entre visigodos e romanos pode-se citar que este povo germânico, inicialmente, adota o arianismo como religião. Seu primeiro contato com a religião ariana, deu-se através dos sermões do bispo godo Wulfilas, e a através deste bispo os arianos formaram um corpo eclesiásticoorganizado suficiente parar construir uma igreja, alfabeto próprio e elaborar traduções dos textos bíblicos para o gótico.
De acordo com Sancovsky os suevos ocuparam a Galícia na Península Ibérica, na condição de federados. Como resultado da mistura dos galaicos-romanos como s suevos surgirão os reinos independentes. Esse povo germânico, às vezes, insistiram em quebrar os pactos de não agressãofirmado com Roma; o que muitas vezes descaracterizaram a autoridade do imperador, contudo a autora também nos mostra que os suevos eram um povo dotado de grande respeito a Roma, como por exemplo o rei Hermeneico que buscou um acordo com os romanos para mostrar seu desenvolvimento administrativo e territorial, afim de realizar concílios episcopais. O reino suevo durou 175 anos, eles foramderrotados pelos visigodos, e seu reino anexo ao território do mesmo.
Segundo a historiadora, os visigodos se aproximaram das Gálias como federados, em 409 com a função de proteger os limes do império contra as invasões suevas, alanas e vândalas. Podemos observar isto no trecho a seguir:

“(...)Quando o exército dos visigodos se posicionou nas imediações da cidade de Roma, enviou uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Medieval
  • Era Medieval
  • medieval
  • medieval
  • Medieval
  • era medieval
  • Era Medieval
  • Medieval

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!