Medidas de volume e densidade

Páginas: 10 (2405 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
1 INTRODUÇÃO
Na segunda aula prática de química, realizada no dia 29 de novembro, aprendemos a medir volumes e densidade, conhecendo os recipientes utilizados para tal, e observando quais os erros comumente cometidos nos experimentos químicos.
A medida é uma noção utilizada para sabermos o “tamanho” de um conjunto, estruturado ou não. Em química, está sempre associada aalguma unidade de medida, que é uma medida específica de determinada grandeza física usada para servir de padrão para outras medidas.
1.1 UNIDADES DE VOLUME
O volume de uma porção de matéria expressa o quanto de espaço é ocupado por ela. As unidades de volume são utilizadas para dimensionar este espaço. Entre elas, destacamos: o decímetro cúbico, o litro, o centímetro cúbico e omililitro.
 O decímetro cúbico e o litro
O decímetro cúbico (dm³ ) é o volume de um cubo cuja aresta mede um decímetro (1 dm) ou seja, 10 cm. Essa unidade é equivalente ao litro (L).
1 dm³ = 1 L
 O centímetro cúbico e o mililitro
O centímetro cúbico (cm³) é o volume de um cubo cuja aresta tem a medida de 1 cm. A unidade de volume mililitro (mL) é definida como sendo a milésima parte do litro. Comoconsequência dessa definição, um litro corresponde a mil mililitros. Assim:
1 cm³ = 1 mL
1.2 UNIDADES DE DENSIDADE
A densidade de um objeto ou de uma amostra de certo material ou substância é o resultado da divisão da sua massa pelo seu volume. Ou seja, a unidade da densidade é composta de uma unidade de massa dividida por alguma quantidade de volume. Assim,
d = m/v
Dentre asunidades de densidade, temos:
 Quilograma por metro cúbico (kg/ m³)
 Grama por centímetro cúbico (g/ cm³)
 Grama por litro (g/L)
 Quilo por litro (kg/L), etc.

2 OBJETIVOS
Nos volumes, medi-los, aferi-los, compará-los e transferi-los, conhecendo os recipientes mais apropriados para cada tipo de medição, e verificando possíveis erros que podem ocorrer nas medidas utilizadasem experimentos químicos; na densidade, verificar a densidade das amostras sólidas e/ou líquidas, levando em consideração o material e o instrumental de medida utilizado, proveta ou picnômetro.

3 MATERIAIS E MÉTODOS
Os materiais utilizados para o experimento foram:
- Buretas
- Provetas
- Pipetas volumétricas
- Pipetas graduadas
- Béquer
- Erlenmeyer
- Picnômetro
- Água3.1 METODOLOGIA
3.1.1 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL DE LEITURA DE VOLUMES
- Foram entregues ao grupo, pelas monitoras, quatro béqueres; cada um contendo 22,0 ml, 10,0 ml, 6,4 ml e 1,8 ml de água, respectivamente, a fim de que estes volumes fossem medidos nas vidrarias mais adequadas.
- Para medir 22,0 ml de água, utilizou-se uma proveta de 25 ml, onde se marcaram 22,8 ml.- Para medir 10,0 ml de água, utilizou-se uma proveta de 25 ml, onde se marcaram 9,7 ml.
- Para medir 6,4 ml de água, utilizou-se uma proveta 10 ml, onde se marcaram 6,2 ml.
- Para medir 1,8 ml de água, utilizou-se uma pipeta graduada, onde se marcaram 1,8 ml.

Figura 1. BéquerFigura 2. Proveta Figura 3. Pipetas

3.1.2 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL DE COMPARAÇÃO DE VOLUMES E TRANSFERENCIAS DE ÁGUA PARA PROVETA, BÉCKER E ERLENMEYER
- Foram entregues ao grupo, pelas monitoras, três vidrarias; cada uma contendo 15 ml, 9,7 ml e 21,3 ml de água, respectivamente, a fim de que estes volumes fossem passados, cada um, em vidrarias diferentes, ondese pudesse comparar os volumes obtidos nas mesmas.
- Para 15 ml, utilizou-se duas pipetas, uma de 10 e outra de 5 ml, cada qual uma única vez, medindo-se 15 ml; passou-se o volume para uma proveta de 25 ml, onde mediu-se 15 ml; passou-se o volume para um béquer de 100 ml, onde não foi possível precisar o volume; e por fim passou-se o volume para um Erlenmeyer de 100 ml, onde também...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Medida de massas volume e densidade
  • Medidas de Massas, Volume e Densidade
  • Medidas de Massa, Volume e Densidade.
  • MEDIDAS DE MASSA, VOLUME E DENSIDADE
  • Medidas de Massa, Volume e Densidade
  • Medida de volume, temperatura e densidade
  • Medidas de massa, volume, temperatura e densidade
  • Relatório medida de massas, volumes e densidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!