Medidas De Posi O Adm Fametro

2140 palavras 9 páginas
MEDIDAS DE POSIÇÃO

1. INTRODUÇÃO
O estudo que fizemos sobre distribuições de frequência, até agora, permite-nos descrever, de modo geral, os grupos de valores que uma variável pode assumir. Dessa forma, podemos localizar a maior concentração de valores de uma dada distribuição, isto é, se ela se localiza no início, no meio ou no final da distribuição, ou ainda, se há uma distribuição por igual.
Porém, para ressaltar as tendências características de cada distribuição, isoladamente ou em confronto com outras, necessitamos introduzir conceitos que se expressem através de números, que nos permitam traduzir essas tendências. Esses conceitos são denominados elementos típicos da distribuição (CRESPO, 2002):
a. Medidas de posição;
b. Medidas de variabilidade ou dispersão;
c. Medidas de assimetria;
Dentre os elementos típicos, destacamos as medidas de posição, estatísticas que representam uma série de dados, orientando-nos quanto à posição da distribuição em relação ao eixo horizontal (eixo das abscissas).
As medidas de posição mais importantes são as medidas de tendência central, que recebem tal denominação pelo fato de os dados observados tenderem, em geral, a se agrupar em torno dos valores centrais (CRESPO, 2002). Dentre as medidas de tendência central, destacamos:
a. A moda;
b. A mediana;
c. A média aritmética.

2. MEDIDAS DE POSIÇÃO

2.1. A Moda (Mo) Denominamos Moda o valor que ocorre com maior frequência em uma série de valores. Por exemplo, considerando os salários dos empregados de uma indústria, o salário modal é o salário mais comum, isto é, o salário recebido pelo maior número de empregados (CRESPO, 2002).

2.1.1. Dados Não-Agrupados Quando lidamos com valores não-agrupados, a moda é facilmente reconhecida, basta, de acordo com a definição, procurar o valor que mais se repete. A série de dados: 7, 8, 9, 10, 10, 10, 11, 12, 13, 15 tem moda igual a 10. Podemos, entretanto, encontrar séries nas quais não exista valor modal, isto é, nas quais nenhum

Relacionados