medicinaveterinariaobjetivo@gmail.com

298 palavras 2 páginas
Estuda a ocorrência de doenças em populações, suas causas determinantes e as medidas profiláticas para o seu controle ou erradicação. Agente são todas substancias, elementos ou forças animadas ou inanimadas cuja presença pode mediante contato efetivo com um hospedeiro suscetível, constituir estimulo para iniciar ou perpetuar uma alteração ou doença. Hospedeiro são organismos possíveis de abrigar ou sofrer influências dos fatores causais capazes de provocar agravos à sua saúde. Ambiente podem ser biológicos, nutricionais, físicos, químicos, mecânicos ou psico- sociais.
Fases da historia natural da doença PERÍODO PRÉ-PATOGÊNICO Período em que ocorre a interação preliminar entre agentes potenciais, hospedeiros e fatores ambientes no processo da doença. PERÍODO DE INCUBAÇÃO Período durante o qual ocorre a instalação, e eventual multiplicação dos agentes etiológicos no hospedeiro, sem que seja verificada sintomatologia da doença (doenças transmissíveis).PERÍODO PRÉ-PATENTE Período da infecção até a eliminação do agente. PERÍODO PATOGÊNICO-processo resultante da reação desencadeada no organismo do hospedeiro em consequência ao estabelecimento do estímulo-doença. Relacionamento Harmônico : evolução inaparente ou subclínica. Relacionamento Desarmônico : Incompatibilidade entre o hospedeiro e o parasita – forma aparente da doença.
SUSCETIBILIDADE Falta de defesas do hospedeiro para resistir aos ataques ou agressões de um determinado agente causal. SUSCETÍVE Pessoa ou animal que não possui resistência contra determinado agente patogênico, e pode desenvolver a doença quando em contato com esse agente. RESISTÊNCIA Conjunto de armas defensivas de que é dotado o hospedeiro, contra a ação agressiva do agente. IMUNIDADE ATIVA – Os elementos de defesa do organismo são formados no próprio organismo do hospedeiro como decorrência do estímulo resultante de um contato prévio com o determinante imunogênico característico do antígeno. IMUNIDADE PASSIVA – hospedeiro recebe de modo

Relacionados