Medicina Veterináiria

410 palavras 2 páginas
Raça Holandesa:

A Vaca Holandesa é originada da Holanda e esta presente em todos os países, essa raça é reconhecida hoje por sua alta lucratividade e uma grande demanda de leite, por isso tem sido a raça de escolha para produção em diversas regiões, tanto no Brasil como em outros.
A vaca holandesa é uma raça de dupla aptidão mas passou a ser selecionada exclusivamente para aptidão leitera, ela produz maiores quantias de gordura e proteína no leite superiores as raças reconhecidas pelo excepcional composição de seu leite (Jersey, Pardo Suíço, Guemsey e Ayrshire).
Na maioria das vezes a idade média que ela é descartada é de 55 meses ou 4,5 anos, esse dado impressiona, pois mostra que hoje a pressão e o estresse associado as altas produções são tão grandes que a maioria das vacas não tem a oportunidade de alcançar a idade de máxima produtividade que é de 6 á 7 anos segundo referenciais clássicas.
No verão todos os criadores nacionais de raças leiteiras se deparam com muitos dias de estresse calórico e produção deprimida pelo baixo consumo alimentar, e com isso é necessário que cada vez mais invistam em instalações praticas nutricionais e de manejo para amenizar o impacto das altas temperaturas que certamente ocorrerá nos próximos verões.
Uma das características da vaca Holandesa é a pelagem branca e preta ou malhada de vermelho. Essa raça é uma espécie de cruzamento com diversos bovinos da Europa e está no Brasil a mais de 80 anos, no inicio houve algumas dificuldades de adaptação mas hoje isso mudou pois aos poucos as necessidades foram supridas .
A vaca Holandesa não possui muito instinto materno, ou seja não é necessário que o bizerro esteja junto para estimular a produção de leite, assim que ela pari ele élevado à outro setor, e para estimular a produção de leite um barulho de ordenhadeira e um horário correto já é necessário para que haja produção.
Sua primeira gestação dura 16 meses, equivalente 1 ano e 4 meses, a idade para o primeiro parto pode

Relacionados