MEDIADORES quimicos

892 palavras 4 páginas
ODONTOLOGIA MEDIADORES QUÍMICOS
INTRODUÇÃO:
A inflamação é uma reação caracterizada por reação de vasos sanguíneos, levando ao acúmulo de fluidos e leucócitos com objetivos de destruir, diluir e isolar os agentes lesivos. Os participantes são parede vascular, células do vaso sanguíneo (inflamatórias), mastócitos, fibroblastos e macrófagos residentes no tecido conjuntivo, proteoglicana, fibras colágenas e elásticas e membrana basal. As alterações inflamatórias se dão por mediadores químicos que são compostos derivados do hospedeiro que são secretados por células ativadas e servem para ativar ou aumentar aspectos específicos da inflamação. Estes compostos são ditos pró-inflamatórios, significando que eles promovem ou retroalimentam o processo de inflamação, são eles aminas vaso ativas; proteases plasmáticas; metabólitos do ácido aracdónico; fator de ativação plaquetária; citocinas; óxido nítrico; componentes lisossômicos dos leucótrienos; radicais livres derivados do oxigênio; outros mediadores neuropeptídeos, fator de crescimento.
TIPOS DE MEDIADORES:
Mediadores químicos são substâncias que, uma vez ativadas, participam desencadeando, mantendo e amplificando os diversos processos envolvidos na resposta inflamatória. Eles apresentam papel específico, atuando em estágios definidos da reação inflamatória, e podem ser exógenico ou endógenico .
Os mediadores endógenos podem ter origem:
1. No plasma; presentes em formas precursoras que devem ser ativadas para adquirir propriedades biológicas. Ex.: complemento.
1. Em células: ou estão em grânulos intracelulares, que precisam ser secretados ou são sintetizadas em resposta a um estímulo. as principais fontes celulares são: plaquetas. Neutrófilos monócitos, macrófagos, mastócitos, células mesequimais e a maioria dos epitélios.
A maioria dos mediadores químicos executa suas atividades biológicas ligando-se a receptores

Relacionados