mecanismos de perda de calor

1101 palavras 5 páginas
Mecanismos de perda de calor:
As aves são animais homeotérmicos, capazes de regular a temperatura corporal.
São animais de baixa eficiência porque 80% da energia ingerida é utilizada para manutenção da homeotermia e apenas 20% é utilizada para produção.
Para manter essa temperatura fisiológica, possuem um centro termorregulador, localizado no sistema nervoso central. Onde a captação das sensações de frio e de calor na superfície dos animais ocorre através de células que captam as sensações e levam-as para o sistema nervoso central. O hipotálamo anterior é responsável pela sensação de calor em ambientes quentes e o posterior pelas respostas fisiológicas nos ambientes frios e o calor produzido no interior do organismo propaga-se para a superfície do corpo pela condutibilidade dos tecidos e pela circulação periférica. Quando há aquecimento da pele, pela quantidade de calor até ela conduzida através dos tecidos, a sensação de calor chegando ao hipotálamo, este comanda uma dilatação dos vasos sangüíneos superficiais, o que acarreta maior quantidade do sangue junto à superfície do corpo para ser resfriado, passando por condução para a pele e daí para o ambiente, por radiação.
Esta superfície do corpo, tendo temperatura mais elevada que a do ambiente, o calor passa para o ambiente pelos processos físicos de radiação, principalmente de condução, este só nos casos de contato direto com superfície menos quente que a do corpo (água, principalmente), ou de convecção (por efeito do vento).
Quando a temperatura da pele diminui, a sensação de frio determina uma vasoconstrição superficial, diminuindo o resfriamento do sangue. Quando, em vez de eliminar calor, há necessidade de reter o calor produzido, com temperatura ambiente bastante baixa, a vasoconstrição permanente. O eriçamento dos pêlos, também comandado pelo hipotálamo, mantendo uma camada de ar isolante entre a superfície da pele e o ambiente, diminui a perda de calor por radiação e convecção. Essa

Relacionados