MECANIACA AERONAVES

4051 palavras 17 páginas
Manutenção de Aeronaves

Perfil Profissional:
O Técnico em Manutenção de Aeronaves é o profissional que monta, desmonta, instala e executa manutenção em estruturas, motores, hélices, sistemas de combustível, hidráulicos e pneumáticos, de trem de pouso, de proteção contra fogo, de oxigênio, de ar condicionado e pressurização, elétricos e eletrônicos em aeronaves. Interpreta documentação e instruções técnicas, em português e em inglês. Ensaia sistemas, componentes e equipamentos. Utiliza recursos de informática para controle de procedimentos e de operações.
Seguindo as normas de segurança, higiene e proteção ao meio ambiente, o tecnólogo instala, testa e faz a manutenção de sistemas, mecanismos e componentes de meios de transporte, atuando também na supervisão destas atividades. Elabora planejamento operacional e documentação técnica, dá assistência a direção de empresas de manutenção de aeronaves.
Eixo Tecnológico:
Controle e Processos Industriais.
Mercado de trabalho:
Empresas aéreas e oficinas de manutenção aeronáuticas homologadas pela ANAC;
Aeroportos e navios com plataformas de voo;
Parques e bases Aéreas.
Certificações:
MÓDULO III: Qualificação Técnica de Nível Médio de Mecânico de Manutenção Aeronáutica – Célula
MÓDULO IV: Qualificação Técnica de Nível Médio de Mecânico de Manutenção Aeronáutica – Grupo Motopropulsor
MÓDULO V: Qualificação Técnica de Nível Médio de Mecânico de Manutenção Aeronáutica – Aviônicos

iii
RESUMO
A maioria das máquinas industriais modernas opera a partir de motores, que podem, com o uso, desenvolver defeitos ou falhas. E stas ocorrências podem causar paradas das máquinas ou a diminuição do nível de ef iciência do processo produtivo.
Quando uma máquina desenvolve um defeito ou falha, ela apresenta indícios de defeitos de várias formas: mudanças nos sinais de vibrações, variação da temperatura, ruídos e alterações no campo eletromagnético. Este trabalho apresenta a detecção de falhas em

Relacionados