Mdooh

Páginas: 7 (1673 palavras) Publicado: 2 de maio de 2013
Mídia Digital em Ônibus e Metrôs

Os avanços tecnológicos ocorridos nos últimos anos acarretam numa profunda mudança no comportamento do ser humano, a necessidade de inovações constantes e o ritmo acelerado em que se vive no dia-a-dia são aspectos que afetam todas as áreas profissionais existentes. Neste contexto, e em função dessas rápidas transformações, foi preciso a criação de um novomeio que satisfaça toda necessidade criada no mundo.
Visto que hoje em dia, a atenção dos telespectadores aos comerciais caiu em 70% e o zapping (troca de canais) é quatro vezes maior, a preocupação de anunciantes e profissionais de comunicação começou a aumentar, pois pode-se notar maior fragmentação da audiência, ou seja, há maior dispersão da mensagem.
Diante destes aspectos, já citados,o profissional de comunicação passa a não mais buscar a audiência do consumidor, mas sim conquistar a “atenção” deste. Em presença deste novo desafio fora necessário inserir a mensagem no cotidiano, em locais de grande acesso desta pessoa. Chamada de Mídia digital Indoor, esta é responsável pela veiculação publicitária instalada em ambientes fechados, com grande fluxo de pessoas, como ônibus,metrôs e varejos, em geral com a mesma tendência de consumo.
A mídia digital em transportes públicos e privados urbanos, tal como ônibus e metrô, é especialmente criada com o objetivo de informar e entreter os usuários deste tipo de locomoção. O conceito de TV fora de casa oferece aos passageiros monitores de LCD/Plasma, normalmente de 19 a 26 polegadas e aparelhos para transmissão de conteúdoespecialmente voltado e desenvolvido para o perfil dos usuários, proporcionando uma viagem confortável por meio de uma programação exclusiva com conteúdos variados, tais como: moda, cultura, lazer, educação, meio ambiente, esporte, notícias internacionais e nacionais, dicas, horóscopo, humor, saúde e etc..
No metrô, na cidade de São Paulo, com cerca de 5.232 monitores dentro dos trens, a mídiaatinge cerca de 3 milhões de pessoas por dia, sendo que a permanência destas é de em média 32 minutos por dia dentro dos vagões e de acordo com dados do metro de São Paulo 81% dos usuários utilizam-no mais de 5 vezes por semana.
Em ônibus a mídia digital out of home atinge, na cidade de São Paulo cerca de 7 milhões de pessoas por mês, sendo que, de acordo com uma pesquisa realizada peloIBOPE, 50% dos usuários deste meio de transporte levam mais de 2 horas por dia em seus percursos.
De acordo com estudos feito pela empresa de pesquisa Ipsos a comunicação digital através de ônibus é a que tem maior penetração no país, em são paulo por exemplo, ela chega a cobrir em 1 semana 18% da população e em 30 dias 32%. A de metrô, fica em terceiro lugar, com índices de penetração, em SãoPaulo, de 16% em 7 dias e 28% em 30 dias.

-------------------------------------------------
Segmentação de Mercado

A mídia digital em ônibus e metrôs consegue combinar a cobertura das mídias de massa, associada à capacidade de segmentação por nichos. Ela atinge o consumidor diretamente, com um target especifico. Homens e mulheres, de idades variadas, que utilizam o transporte público comoseu meio de locomoção no seu dia-a-dia.

Segmentação de público de acordo com os dados da ABDOH
* Segmentação de mercado em Metros
Constituído de homens e mulheres, de classe ABC, de acordo com a pesquisa feita pela Ipsos e publicada em Maio de 2009 cerca de 55% de classes BC em metrôs são expostos as televisões em metros, um recorte feito a partir dos dados disponibilizados pelo Metro deSP que indicam que cerca de 74% pessoas estão entre as classes BC.

Possuindo idade entre 18 e 34 anos e 55% destas pessoas com grau de instrução de ensino médio completo.

* Segmentação de mercado em ônibus
De acordo com a pesquisa da Ipsos, realizada em maio de 2009, o perfil por classificação econômica da mídia digital em ônibus é de 46% Classe C, 45% Classe AB e 9% de Classe DE....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!