Mdidores de vazão

489 palavras 2 páginas
Medidores de vazão
A vazão é a terceira grandeza mais medida nos processos industriais. As aplicações são inúmeras, indo desde aplicações simples como a medição de vazão de água em estações de tratamento e residências, até medição de gases industriais e combustíveis, passando por medições mais complexas. A escolha correta de um determinado instrumento para medição de vazão depende de vários fatores como o tipo de fluído, níveis de pressão e temperatura, espaço físico disponível, entre outros.
Medidor de vazão é todo dispositivo que permite, de forma indireta, determinar o volume de fluido que passa através de uma dada seção de escoamento por unidade de tempo. Podendo ser Vazão Volumétrica ou Vazão Mássica. Existem hoje muitos medidores de vazão, mas podemos citar alguns principais:
Placa de Orifício: Este é um dos meios mais usados para medição de fluxos. A placa provoca uma redução da seção do fluxo e é montada entre dois anéis que contêm furos para tomada de pressão em cada lado. O conjunto é fixado entre flanges, o que torna fácil sua instalação e manutenção. As principais desvantagens deste tipo de medidor são sua elevada perda de carga e sua capacidade limitada.

Tubo de Venturi: O tubo de Venturi foi criado por Giovanni Battista Venturi para medir a velocidade do escoamento e a vazão de um líquido incompressível através o da variação da pressão durante a passagem deste líquido por um tubo de diâmetro maior e depois por outro de diâmetro menor. São especialmente usados para escoamentos com pouca perda de carga e com uma pressão diferencial significativa. No tubo de Venturi, a diferença de pressão é proporcional ao quadrado da vazão em massa.
Rotâmetro: Este tipo de medidor, também conhecido como flutuador pode ser usado para indicar diretamente a vazão de fluídos. O rotâmetro segue o princípio de “área variável”, onde o flutuador é suspenso e carregado para cima dentro de um tubo cônico pelo fluido em escoamento até que a força de arrasto e o peso do

Relacionados