Mc2 Fichamento L Via

2243 palavras 9 páginas
Museus e seus arquivos: em busca de fontes para estudar os públicos.

KÖPTCKE, Luciana Sepúlveda; PEREIRA, Marcele Regina Nogueira.
Museus e seus arquivos: em busca de fontes para estudar os públicos.
História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.17, n.3, jul.-set.
2010, p.809-828.

Luciana Sepúlveda Köptcke

Possui graduação em Licenciatura Em Educação Artística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1987), Diploma de Estudos Avançados Em Museologia - Muséum National D'histoire Naturelle (1994) e doutorado em Museologia - Muséum National D'histoire Naturelle (1998). Atualmente é pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Museologia, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos de público, divulgação científica, educação em museus, parceria educativa escola-museu e museus-brasil. A partir de 2008 desenvolve projetos de pesquisa com foco nas parcerias educativas e nos arranjos intersetoriais relacionando saúde, cultura e educação. Realiza atividades de extensão voltadas para jovens, educadores do ensino médio, atores do terceiro setor.

A idéia de ampliar o acesso aos museus a outros segmentos da sociedade, com finalidades educativas, motivou a abertura das coleções privadas de reis e nobres à visitação de público não especialista, o que configurou um verdadeiro movimento cultural. Aflora a preocupação com a divulgação dos conhecimentos, que rapidamente se acumulam e multiplicam no bojo de ‘revoluções’ do pensamento científico da memória coletiva e de formação de uma identidade nacional, de sociabilidade e de lazer ilustrado. Seus públicos eram diversos e numerosos.
Curiosos, pesquisadores, educadores, filósofos e políticos registravam observações sobre as práticas de visita a tais espaços em cartas, textos literários, diários de viagem, artigos em periódicos. Além disso, existia o registro institucional, encontrado nos relatórios internos, regulamentos e recomendações.
A leitura desses documentos que

Relacionados

  • Eco Umberto Como se faz uma tese
    86014 palavras | 345 páginas
  • TEXTOS CIENTIFICOS
    16144 palavras | 65 páginas