Max werber eo pensamento sociologico

Páginas: 3 (643 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
MAX WEBER

Max weber nasceu em 1864 na Alemanha e faleceu vitima de pneumonia em Monique no ano de 1920. Formação familiar protestante, o pai era advogado e politico.

Em 1882 Weberinicia estudos universitários em Direito, historia, economia e teologia, em 1892 começou a trabalhar como advogado e professor em Berlim.

Weber juntamente com Durkheim são dois clássicos quecontribuíram para a profissionalização da sociologia eles se preocuparam em dar a ela um método e um objetivo de estudo. Grande parte de seu trabalho como pensador e estudioso foi reservado para ochamado processo de racionalização que provem da sociedade moderna e capitalista. Seus estudos também contribuíram para a economia, sua obra mais famosa e A Ética Protestante e Espirito do Capitalismo como qual começou suas reflexões sobre a sociologia da religião, Weber argumenta que a religião era uma das razoes do porque as culturas orientais e ocidentais se desenvolveram de forma tão diferentes.Na visão de Max Weber, a função do sociólogo é compreender o sentido das chamadas ações sociais, e fazê-lo é encontrar os nexos causais que as determinam. Entende-se que ações imitativas, nasquais não se confere um sentido para agi-lo, não são ditas ações sociais. Mas o objeto da Sociologia é uma realidade infinita e para analisá-la é preciso construir tipos ideais, que não existem defato, mas que norteiam a referida análise.

Na sociologia Weber cria alguns critérios para definir ação social, longe de ser uma definição simplista Weber diz que só existe ação social quando oindividuo a faz orientando-se pela ação dos outros.

Weber estabelece quatro tipos de ação social:

1. Ação social racional com relação a fins, na qual a ação é estritamente racional.Há a escolha dos melhores meios para se realizar um fim. Ex.: um indivíduo estuda porque quer passar de ano;

2. Ação social racional com relação a valores, na qual não é o fim que orienta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O pensamento sociologico de Max Weber
  • O pensamento sociológico de max weber
  • Os pensamentos sociológicos de max weber
  • Max weber, biografia, o pensamento sociológico
  • Max werber
  • Pensamentos sociologicos
  • Pensamentos sociologicos
  • Fichamento do capítulo Max Weber do Livro Etapas do pensamento sociológico, ARON.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!