Engenharias

Páginas: 6 (1403 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
H6 – Acionamento Eletrônico através da Soft-starter

Prof. Dr. Emerson S. Serafim

1

Introdução

São CHAVES DE PARTIDA microprocessadas, totalmente digitais. Projetadas para acelerar/desacelerar e proteger os MOTORES DE INDUÇÃO TRIFÁSICOS. Vantagens: • • • • Ajuste de tensão de partida por um tempo pré-definido; Pulso de tensão na partida para carga com alto conjugado de partida;Redução rápida de tensão a um nível ajustável; Proteções contra: falta de fase, sobrecorrente e subcorrente.

Aplicações

Ventiladores e exaustores

Bombas centrífugas

Misturadores

Moinhos

Compressores Centrífugas Esteiras Transportadoras

Princípio de Funcionamento Baseia-se: Na utilização de TIRISTORES (SCR´S, combinação de DIODOS e TIRISTORES), sendo que estes são comandados (ângulode disparo) por uma PLACA ELETRÔNICA DE CONTROLE que através do USUÁRIO: Ajusta a tensão nos bornes do motor suavemente até atingir o valor nominal.

Circuito de Potência:  É onde circula a corrente que é fornecida ao motor.  É constituída por:  TIRISTORES e suas proteções (snobber - evitar dv/dt);  TC´s (Transformadores de Corrente - limitar a corrente). Circuito de Controle  É onde estãoos circuitos de:  Comando, monitoração e proteção do circuito de potência;  Comando, sinalização e interface homem-máquina;  A maioria utiliza MICROPROCESSADOR.  As mais baratas possuem controle ANALÓGICO.

A. Principais Funções (programáveis)
Rampa de tensão na aceleração: Controle da tensão eficaz através da variação do ângulo de disparo dos tiristores. Ajusta-se o TEMPO e a TENSÃO DEPARTIDA (Up) da rampa. O tempo para acelerar de 0 ao valor nominal DEPENDE da relação MOTOR/CARGA.

Rampa de Tensão na Desaceleração: A parada do motor através da SOFT-STARTER pode-se por: - INÉRCIA: leva-se a tensão de saída a 0, logo C = 0, e a ω ↓ até que a K = 0. - CONTROLADA: reduz-se gradualmente a tensão de saída até um valor mínimo em um tempo prédefinido. Ou seja, V ↓, C ↓, s ↑, e ω ↓.Utiliza-se em aplicações que necessitam de uma parada suave (transportadoras) e para diminuir o “golpe de aríete” nas bombas centrífugas.

Kick Start: Utiliza-se quando a necessidade de um esforço extra (alto conjugado). Aplica-se uma Uk > Up. Para este pulso o AMPLITUDE e a DURAÇÃO são programáveis. Só deve ser utilizada em casos estritamente necessário devido a corrente de partida ser elevada(partida severa), o que contraria a utilização da soft-starter (partida suave).

Limitação de Corrente: É útil para acelerar uma carga com elevada INÉRCIA. O sistema Rede/Sof-Starter fornece SOMENTE a corrente necessária. Garante: acionamento suave e viabiliza a partida em locais onde a REDE encontra-se no LIMITE de sua capacidade. Utiliza-se quando: a rampa simples não tiver sucesso e quando Upfor próxima dos níveis de outros sistemas de partida.

Pump Control: Utiliza-se especialmente para sistemas de bombeamento. É uma configuração pré-programada para este tipo de aplicação. Estabelece: rampa de tensão na aceleração; rampa de tensão na desaceleração (minimiza o golpe de aríete) e habilitação de proteções (de seqüência de fase e subcorrente imediata [ escorvamento]). Economia deEnergia: - Altera o ponto de operação do motor (otimização). - A tensão aplicada VARIA proporcionalmente à demanda da carga. - Desvantagens: • Só é aplicável a cargas inferiores a 50% da nominal (isto é impraticável devido ao custo de um motor sobredimensionado). • Geração de harmônicas na tensão e na corrente (provoca danos e redução da vida útil dos capacitores para correção do fator de potência,sobreaquecimento de trafos e interferências em equipamentos eletrônicos) • Variações no fator de potência.

B. Principais Proteções:
Sobrecorrente imediata na saída (E06): Ajusta-se o TEMPO e a CORRENTE MÁXIMA de saída para o motor.

Seqüência de fase invertida (E07): Alguns modelos só funcionam se a seqüência estiver correta. Assegura que cargas sensíveis a inversão do sentido de giro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!