max weber

Páginas: 4 (796 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
MAX WEBER (1864-1920)
Foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia. Seu irmão foi o também famoso sociólogo e economista Alfred Weber. A esposa deMax Weber, Marianne Weber, biógrafa do marido, foi uma das alunas pioneiras na universidade alemã e integrava grupos feministas de seu tempo.
É considerado um dos fundadores do estudo moderno dasociologia, mas sua influência também pode ser sentida na economia, na filosofia, no direito, na ciência política e na administração. Começou sua carreira acadêmica na Universidade Humboldt de BerlimGrande parte de seu trabalho como pensador e estudioso foi reservado para o estudo do capitalismo e do chamado processo de racionalização e desencantamento do mundo. Mas seus estudos também deramcontribuição importante para a economia.

Biografia
Max Weber (1864-1920) foi sociólogo e economista alemão. Escreveu o livro “A ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”.
Nasceu em Erfurt,Turíngia, Alemanha, no dia 21 de abril de 1864. Foi nomeado professor de economia da Universidade de Heidelberg. Entre 1900 e 1918, ficou afastado do magistério em consequência de um colapso nervoso. Noperíodo que ficou afastado, colaborou em diversos jornais alemães e realizou diversas pesquisas.
É considerado um dos fundadores da sociologia moderna (mesmo não gostando do título), ao lado de Conte, Marxe Durkheim. Suas obras principais são “Economia e Sociedade” e “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”. Nesse último livro, o sociólogo realizou importante estudo sobre como a religião,especialmente o protestantismo nos EUA, foi um fator importante para a consolidação do capitalismo. Em contrapartida, Weber achava que o catolicismo tradicional poderia ser um fator impeditivo para odesenvolvimento e prosperidade econômica de países que praticavam aquela religião. Isso se devia ao fato do ideário católico pregar a condenação do lucro. Já a religião protestante possuía maior...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • max weber
  • Max Weber
  • Max Weber
  • Max weber
  • Max Weber
  • Max weber
  • Max weber
  • Max Weber

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!