Matrizes etcnica

551 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

MATRIZES ÉTNICAS

SÃO PAULO
2013

Daniela Oliveira Albino

Matrizes Étnicas

Fichamento relacionado a disciplina
De História do Brasil, solicitado pela

UNINOVE
SP/2013
Tema: Matrizes Étnicas, A origem do povo brasileiro, a evolução dos indígenas antes da colonização européia.
Época Estudada: Antes da colonização com seus primeiros relatos a partir do século XVI ( 1.500 à 1.599)
Local Estudado: Europa / Brasil

Definição
De acordo com Darcy Ribeiro, Matrizes Étnicas.

”No plano étnico-cultural, essa transfiguração se dá pela gestação de uma etnia nova, que foi unificando, na língua e nos costumes, os índios desengajados de seu viver gentílico, os negros trazidos da África, e os europeus aqui querenciados. Era o brasileiro que surgia, construído com os tijolos dessas matrizes à medida que elas iam sendo desfeitas;”

Ideia Central do Tema:
Antes da colonização as tribos que já habitavam o litoral brasileiro já faziam divisões de poder e terras, assim que chegavam a certa idade, os índios seguiam cada um o seu caminho e formavam novas tribos, as quais lutavam por melhores terras para plantio e moradia, com a chegada dos portugueses houve um conflito cultural, pois os europeus com seu poder tomaram posse de boa parte de suas terras, trazendo também negros os quais eram escravos.
Com esse choque cultural os europeus entendiam que as índias localizadas ali estavam a todo instante insinuando-se para com eles, pois não usavam trajes, fazendo com que os mesmos as violentassem, isso ocorria também com os negros que ali estavam.
A idéia central do tema é identificar a verdadeira miscigenação brasileira, ou seja, essa raça que foi composta por Europeus, Negros e Índios, formando então uma nova etnia. Por esse motivo é que na população brasileira não existe tanta semelhança física e cultural.

Ideias Principais do Tema:

A costa

Relacionados

  • Direito Administrativo 2 - Cesar Batiste
    31956 palavras | 128 páginas
  • Direito Administrativo 2 - Cesar Batiste
    31956 palavras | 128 páginas