Matriz Analitica

Páginas: 10 (2339 palavras) Publicado: 28 de julho de 2014
MATRIZ ANALÍTICA PARA MONTAGEM DO PROJETO DE PESQUISA
Nome do (a) aluno (a): WILLIAN CÉSAR PINHEIRO SANTOS
Curso: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Polo: FEIRA DE SANTANA
Matriz Analítica do Projeto de Pesquisa apresentada Faculdade de Ciências Educacionais como requisito parcial obrigatório para a avaliação na disciplina Metodologia do Trabalho Científico.

TEMA

Educação Física: Ação e MovimentoDELIMITAÇÃO DO TEMA

Atividade Física e Recreativa para a Terceira Idade

PROBLEMA

A prática regular de atividade física sempre esteve ligada à imagem de pessoas saudáveis. Antigamente, existiam duas ideias que tentavam explicar a associação entre o exercício e a saúde: a primeira defendia que alguns indivíduos apresentavam uma predisposição genética á prática de exercício físico, jáque possuíam boa saúde, vigor físico e disposição mental; a outra proposta dizia que a atividade física, na verdade, representava um estímulo ambiental responsável pela ausência de doenças, saúde mental e boa aptidão física. Hoje em dia sabe-se que os dois conceitos são importantes e se relacionam.

JUSTIFICATIVA

Segundo Simone de Beauvoir (1990), o grau de civilização de uma determinadasociedade pode ser medido pelo tipo de tratamento dispensado a seus velhos. Se em algumas sociedades do passado os idosos foram tratados de modo até cruel, é bem verdade, como assegura essa pensadora, que em outras eles desfrutaram de carinho e respeito. Se quisermos alcançar a modernidade e o desenvolvimento certamente teremos não apenas que amparar a infância e a juventude, mas avançar muito naspolíticas de atendimento à velhice.
Entre as instituições, governamentais ou não, que direta ou indiretamente tem responsabilidades, maiores ou menores, no que tange ao atendimento das necessidades dos idosos está, sem dúvida, a Universidade. Essa, por sua vez tem como função, a priori, a formação de profissionais competentes para atuarem tanto no campo da geriatria, como da gerontologia, e, ao mesmotempo incentivar estudos e pesquisas sobre o envelhecimento humano. Outra função bastante influente refere-se a prestação de serviços à comunidade, no caso específico a comunidade de idosos, clientela que vem ganhando alta visibilidade no cenário social, por meio das mais variadas formas e estratégias de atuação.
 À Universidade, instituição responsável pela formação acadêmica e profissional dosseus alunos, competiria à função de incluir, como bem ressalta a Lei 8.842, no inciso III, na letra c, a gerontologia e a geriatria como disciplinas curriculares nos cursos superiores, para que mais pessoas tomem conhecimento das questões que envolvem o envelhecimento, podendo servir também de autoconhecimento, bem como especialização em cursos de formação profissional mais diretamente relacionadascom o processo, tais como as áreas de ciências biomédicas, ciências humanas e educação. Essa reformulação demanda projetos especiais e mais complexos, desenvolvidos a médio e longo prazo, pois essa reestruturação interfere nos currículos dos diferentes cursos devendo ser assumidos pelas respectivas áreas.
 Entretanto, quando se trata de prestação de serviços à comunidade, é possível se pensar empropostas imediatas e de aplicação em curto prazo capaz de trazer benefícios concretos à categoria social representada pelos idosos em diferentes aspectos de suas vidas. Por esse intermédio pode-se levar os indivíduos a conhecerem melhor sua própria condição, tanto nos aspectos de saúde física e mental, situação socioeconômica, cultural, de lazer, etc, assim como lhes abrir perspectivas deorganização política com vistas à defesa de direitos já conquistados e de lutas para obtenção de outros.
 Na perspectiva de um envelhecimento bem-sucedido, não há como negar os benefícios da prática regular e moderada da atividade física, pois ações ligadas à adoção de ritmo de vida mais ativo, diretamente relacionado à exercícios corporais favorecem, em última análise, melhoria da autonomia, da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Matriz Analitica
  • Matriz Analítica
  • Matriz Analitica
  • Matriz analitica
  • Matriz analítica
  • Matriz analitica
  • matriz analitica
  • Matriz analítica doenças reumáticas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!