Matriz Analitica

Páginas: 7 (1749 palavras) Publicado: 24 de abril de 2014
Matriz Analítica do Projeto de Pesquisa apresentada ao Instituto Pró Saber, Curso Educação Ambiental, como requisito parcial para a avaliação na disciplina Metodologia do Trabalho Científico.

MATRIZ ANALÍTICA

1 TEMA
Reciclagem de Lixo no processo de Desenvolvimento

2 DELIMITAÇÃO DO TEMA
Reciclagem de Lixo na cidade de Poço das Trincheiras

3 PROBLEMA
Normas comportamentaisincompatíveis com razões ambientais, econômicas e sociais, advindas da falta de conhecimento, podem gerar atritos com reflexos danosos para a localidade, envolvendo não só a incidência de danos ambientais e perda de renda, como também aumento de gastos públicos na busca de neutralizar ocorrências negativas. Parte-se então do princípio, de que lixo não é simplesmente o fim, podendo significar o começode novo processo, porque poderá virar poluição ou dinheiro, cabendo a cada um, a cada comunidade dar o destino certo ou errado. Além do que, o descarte de lixo envolve direitos e deveres dos cidadãos, uns para com os outros, sintonizando diretamente o ambiente. E a produção de uma cidade limpa, é uma questão de estética do bem viver. A tentativa de mudança de cultura mediante a inserção doconhecimento, tendo a Reciclagem de Lixo como vetor da sistemática, poderá ser o mecanismo para inserir melhor qualidade de vida a população da cidade de Poço das Trincheiras.
4 JUSTIFICATIVA
O aumento do poder aquisitivo de classes menos favorecidas contribui para aumento do consumo, e consequentemente de descarte, somando-se aos produzidos pelas classes mais abastadas. São fatos que concorrem paraaumentar o volume de resíduos que são gerados e lançados de forma geral, sem a devida atenção ao meio. A prática de lançamentos indevidos pode acarretar discórdia entre a população, além do que, dependendo do resíduo causar situações caóticas tanto para o meio como para a população no que se refere a contaminação do solo, ar, água superficial (rios, lagos, córregos) e do lençol freático;proliferação de roedores, de mosquitos; problemas de saúde provenientes dos pontos citados, gasto público para neutralizar os efeitos causados por lançamentos indevidos, e outros, como influência negativa em relação a estética da cidade, passando a imagem de “população suja”, de “cidade suja”.
A opção pelo presente estudo prende-se ao fato de que se o lixo coletado, aliado ao disponibilizado em pontos dacidade for submetido ao processo de coleta seletiva, poderá através da Reciclagem, possibilitar geração de renda, com reflexos positivos não só para o ambiente, como a relação entre vizinhos.
A inserção do conhecimento mediante políticas públicas poderá significar mudança comportamental, focalizando a relação entre integrantes da comunidade, do setor público e entre ambos, tendo a valorização dasquestões ambientais como elemento de alavancagem para mudança de parâmetros de consumo e/ou hábitos no manejo do lixo, tendo a Reciclagem como vetor da mudança, com melhoria de qualidade de vida.












5 OBJETIVOS:
GERAL:
Analisar a Reciclagem de Lixo como vetor de desenvolvimento, pontuando as questões ambientais, sociais, econômicas, espaciais e de cultura.

ESPECÍFICOS:- Avaliar os impactos causados pelo lançamento indevido do lixo em vias públicas e suas conseqüências.
- Sistematizar ações que possam contribuir para adoção de boas práticas na coleta, acondicionamento e tratamento do lixo, identificando tipos de oficinas que poderão tornar o lixo uma nova oportunidade de negócios.
- Assinalar a reciclagem como instrumento promotor de cidadania, na conquistade qualidade de vida mais digna e justa, pontuando aspectos sociais, econômicos, ambientais, espaciais e de cultura, considerando o patamar de desenvolvimento de cada cidadão, visando conscientizar a população da necessidade de manter a cidade limpa, não só no que se refere ao aspecto estético, como principalmente relacionado ao bem estar e a saúde.


6 METODOLOGIA

A presente pesquisa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Matriz Analitica
  • Matriz Analítica
  • Matriz Analitica
  • Matriz analitica
  • Matriz analítica
  • Matriz analitica
  • matriz analitica
  • Matriz analítica doenças reumáticas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!