material_339437 pressão psicológica problemas

1490 palavras 6 páginas
Curso de Educação Profissional Técnica em Nível Médio em Segurança no Trabalho
TRABALHO DE TRABALHO DE PSICOLOGIA DO TRABALHO

Curso de Educação Profissional Técnica em Nível Médio em Segurança no Trabalho

TRABALHO DE PSICOLOGIA DO TRABALHO

JULIANA DE FATIMA SILVA

2015
1 INTRODUÇÃO

Acidente com o avião da TAM, dia 17/07/2007 no aeroporto de Congonhas. O avião tentou posar lotado, sob chuva forte, numa pista incompleta, em alta velocidade e em plena crise da aviação. Derrapou e explodiu num prédio. Mais de 200 mortos.
Agora, a opinião pública quer culpar alguém para aliviar sua raiva. Os jornais citam a possibilidade de uma falha técnica no avião, mas não se levanta que possíveis falhas técnicas poderiam ter ocorrido. Entre muitos motivos citados o que nos chamou atenção foi:
...“Os diretores da TAM, que pressionam os pilotos para descer mesmo em condições desfavoráveis para evitar a insatisfação dos clientes’. Se os pilotos tomaram uma decisão que levou ao acidente, pode ser que não houvessem outras alternativas disponíveis no sistema para aquela situação ou, mesmo que elas existissem, elas não estavam visíveis. O homem abandona os procedimentos padrões e age com base na emoção para encontrar uma solução inesperada para um problema inesperado, enquanto a máquina solicita ou executa procedimentos pré-definidos para a solução do problema - isso se ela tiver percebido a adversidade. Entretanto, talvez a aviação não esteja atenta para os perigos da automatização da ação humana. Quando as pessoas repetem os mesmos procedimentos diversas e diversas vezes, a tendência é que ignorem pequenas variações necessárias, como uma redução da velocidade em função da chuva.
Se a investigação apontar "erro humano" na operação, devemos considerar se não seriam problemas de usabilidade imprevistos que surgiram na situação de risco e não permitiram a rápida recuperação do problema ou se a automatização induziu ao "erro humano".

Relacionados