Materiais ceramicos

Páginas: 12 (2825 palavras) Publicado: 29 de maio de 2013
RHAYSA, LEONARDO, LÍVIA, HADIR, FERNANDA E FREDERICO

MATERIAIS CERÂMICOS

INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS
ITPAC-PORTO

Porto Nacional-TO
2013
RHAYSA, LEONARDO, LÍVIA, HADIR, FERNANDA E FREDERICO

MATERIAIS CERÂMICOS



Pesquisa apresentada ao 4° Período de Engenharia Civil, como requisito parcial para obtenção de nota nadisciplina de Materiais de Construção.

Profª: Ariadna Cristina Gomes Barbosa Bandeira

INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS
ITPAC-PORTO
Porto Nacional – TO
2013
HISTÓRICO
A indústria da cerâmica é uma das mais antigas do mundo devido à abundância do barro e da facilidade de extração e fabricação.
Já no período neolítico o homem pré-histórico calafetava cestas de vime com barro.Mais tarde verificaram que podiam dispensar o vime, e fizeram potes só de barro, secos ao ar.
Posteriormente verificou que o calor endurecia este barro, surgindo à cerâmica.
A partir daí a cerâmica foi largamente usada para os mais diversos fins. Cada civilização e cada cultura desenvolveram formas e características próprias no uso do barro, de tal modo que o exame da cerâmica é um dos maioresauxiliares na pesquisa histórica. Mais tarde surgiram os vidrados e vitrificados. No ano de 4000 A.C. os assírios já obtinham cerâmica vidrada semelhantes a azulejos, usada no revestimento de paredes. Uma nova etapa começou quando os semitas desenvolveram o torno de oleiro, que permitiu maior rapidez, qualidade e acabamento às peças. O torno é uma mesa que gira rapidamente, permitindo a moldagemrápida de peças cilíndricas.
Os gregos e os romanos foram grandes cultivadores das peças cerâmicas, especialmente telhas. Durante alguns séculos a evolução estacionou datando no século VII as primeiras porcelanas fabricadas pelos chineses, enquanto o resto do mundo só usava a cerâmica vermelha e amarela.
Inglaterra a louça branca, seguida pela porcelana. A partir daí houve o grande desenvolvimentodesta indústria, agora baseada em pesquisas, tecnologia e estudos de laboratórios especializados. Junto com o estudo da cerâmica desenvolveu-se estudos de fornos, melhores vidrados, aparelhos de moldagem, moldagem a seco, porcelanas de alta resistência e seus empregos diversificados como, por exemplo, em materiais elétricos e eletrônicos.

DEFINIÇÃO
A palavra cerâmica vem do grego "keramos", quesignifica coisa queimada indicando que as desejáveis propriedades destes materiais são normalmente encontradas através de um processo de tratamento térmico de alta temperatura denominado queima. Originalmente o termo é aplicado às porcelanas e cerâmicas, mas recentemente tendo-se notado que são materiais inorgânicos e não-metálicos.
MATÉRIA-PRIMA
ARGILA
As argilas são materiais terrososnaturais que quando misturados com água apresentam alta plasticidade. São constituídas de partículas extremamente pequenas formadas por um número estrito de substâncias denominadas argilo-minerais. De acordo com a ABNT as argilas são compostas de partículas coloidais de diâmetro inferior a 0,005 m, com alta plasticidade quando úmidas e que, quando secas formam torrões dificilmente desagregáveis pelapressão dos dedos.
Argilo-minerais São silicatos hidratados de alumínio, ferro e magnésio com pequenas percentagens de elementos alcalinos e alcalino-terrosos, além de sílica, alumina, mica, ferro, cálcio, magnésio, matéria orgânica, etc. Resultam da degradação de rochas sob ação da água e do gás carbônico, resultando em jazidas muito variadas e mesmo variações acentuadas dentro de uma mesma jazida.Tipos de argila De uma maneira geral, podem-se ter:
Argilas de cor de cozimento branca, como os caulins e argilas plásticas. Argilas refratárias, como os caulins, argilas refratárias e argilas altamente aluminosas. Argilas para produção de grês. Argilas para materiais cerâmicos estruturais, como as amarelas e vermelhas. As argilas são ainda classificadas em:
Gordas, que são plásticas devido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • materiais cerâmicos
  • MATERIAIS CERAMICOS
  • MATERIAIS CERÂMICOS
  • Materiais ceramicos
  • Materiais Ceramicos
  • Materiais Cerâmicos
  • materiais cerâmicos
  • materiais ceramico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!