Matemática Financeira

Páginas: 13 (3054 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Matriz de atividade individual*


Título: vantagens e desvantagens do VPL e da TIR como critérios para análise de projetos de investimento.
Disciplina: Matemática Financeira
Introdução
As empresas, principalmente em um mercado cada vez mais globalizado, devem estar preparadas para enfrentar a competição e os impactos no mercado onde atua. Para tanto, são necessários investimentos emdiversas áreas, tais como: aquisição de novos equipamentos, desenvolvimento de novas tecnologias e processos, ampliação da capacidade de produção, etc. 

Neste trabalho iremos abordar o modo de funcionamento dos métodos da Taxa Interna de Retorno (TIR) e o Valor Presente Liquido (VPL), refletindo as vantagens e desvantagens de cada uma delas.


Justificativa
A partir desta apresentação deconceitos, exemplos, e métodos as pessoas que
tiverem acesso irão conseguir compreender de maneira clara e detalhada
cada item deste trabalho, podendo a partir dele ter uma visão mais ampla
de qual o melhor investimento e o seu retorno.





Desenvolvimento

A Taxa Interna de Retorno (TIR), em inglês IRR (Internal Rate of Return), é uma taxa de desconto hipotética que, quando aplicada a umfluxo de caixa, faz com que os valores das despesas, trazidos ao valor presente, seja igual aos valores dos retornos dos investimentos, também trazidos ao valor presente.

A TIR é a taxa necessária para igualar o valor de um investimento (valor presente) com os seus respectivos retornos futuros ou saldos de caixa. Sendo usada em análise de investimentos, significa a taxa de retorno de um projeto.A taxa interna de rentabilidade (TIR) é a taxa de atualização do projecto que dá o VAL nulo. A TIR é a taxa que o investidor obtém em média em cada ano sobre os capitais que se mantêm investidos no projeto, enquanto o investimento inicial é recuperado progressivamente. A TIR é um critério que atende ao valor de dinheiro no tempo, valorizando os cash-flows atuais mais do que os futuros, constituicom a VAL e o PAYBACK atualizado os três grandes critérios de avaliação de projetos. A TIR não é adequada à seleção de projetos de investimento, a não ser quando é determinada a partir do cash-flow relativo.

A Taxa Interna de Retorno de um investimento pode ser:
- Maior do que a Taxa Mínima de Atratividade: significa que o investimento é economicamente atrativo.
- Igual à Taxa Mínima deAtratividade: o investimento está economicamente numa situação de indiferença.
- Menor do que a Taxa Mínima de Atratividade: o investimento não é economicamente atrativo pois seu retorno é superado pelo retorno de um investimento com o mínimo de retorno.

Entre vários investimentos, o melhor será aquele que tiver a maior Taxa Interna de Retorno. Matematicamente, a Taxa Interna de Retorno é a taxade juros que torna o valor presente das entradas de caixa igual ao valor presente das saídas de caixa do projeto de investimento.

A TIR é a taxa de desconto que faz com que o Valor Presente Líquido (VPL) do projeto seja zero. Um projeto é atrativo quando sua TIR for maior do que o custo de capital do projeto.

Vantagens e Limitações da Utilização da Taxa Interna de Retorno
Em função de suascaracterísticas podemos identificar vantagens e limitações na utilização da TIR para a análise de viabilidade de projetos. 

Por apresentar uma taxa como resultado, a TIR possibilita que os gestores a identifiquem claramente e possam compará-la com a taxa estabelecida para o custo de capital. Assim, a sua utilização é muito bem aceita entre os executivos financeiros que, em geral, preferemdecidir com base em uma taxa expressa em percentual, ao contrário do VPL que apresenta um número natural.

Em função disso, a utilização da TIR é extremamente difundida em todo o mundo, sendo um padrão em calculadoras financeiras e em planilhas eletrônicas.

Em relação às limitações, temos que a TIR assume que os fluxos de caixa são reinvestidos à sua própria taxa, ou seja, que os mesmos serão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Matematica Financeira
  • matematica financeira
  • Matemática Financeira
  • Matemática financeira
  • Matematica financeira
  • matematica financeira
  • Matemática Financeira
  • Matemática Financeira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!