Mascara Do Artigo Pos Graduacao Atualizada Por Mim Nova 12do10

6156 palavras 25 páginas
Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia

Antonio Odilon do Nascimento Moraes

PSICOPEDAGOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR
ESTUDO DE CASO:LEITURA DE FRUIÇÃO E JOGO

SANTOS
2013

RESUMO

Este trabalho de pesquisa teve por objetivo analisar e observar em um contexto psicogenético as possibilidades de um jogo de regras e a leitura de fruição o comportamento dos alunos e do educador de biblioteca nas leituras de fruição e em jogos serem introduzidos no diagnóstico psicopedagógico, avaliando o comportamento. Participaram alunos de ambos os sexos, com idade de 6 e 15 anos, que cursavam o Ensino Fundamental I e II, de escolas públicas em cada nível de leitura, incluindo evolutivo de raciocínio combinatório. Hoje o desafio do educador é encontrar as razões pelo desinteresse na leitura de livros e encontrar situações motivadoras para o alunado, buscando estratégias para que os alunos frequentem mais as bibliotecas.

PALAVRAS-CHAVE: Leitura de fruição – biblioteca – observar -situações motivadoras

1. INTRODUÇÃO
A ideia desse projeto de psicopedagogia surgiu devido a um grande número de alunos das escolas pesquisadas não terem demonstrado interesse em frequentar a biblioteca para ler livros e sim procurar outras atividades.
O objetivo dessa pesquisa é entender como o educador da biblioteca trabalha para tentar resolver parte dos problemas dentro do contexto escolar - a partir do ensino fundamental- e fazer uma reflexão de dois dos milhares de exemplos de motivação para levar os alunos as bibliotecas: leitura de fruição ou a popular contação de histórias e atividades com jogos- o lúdico no desenvolvimento dos alunos.
Este tema é relevante para a pesquisa, pois a investigação aprofundada pode contribuir para entendermos também a importância do profissional da biblioteca que está em extinção e vêm sendo substituído por professores readaptados desmotivados em inúmeras escolas do país; eles, que justamente não estão mais aptos para apresentarem ideias de novos

Relacionados