Mas que Mario

Páginas: 2 (382 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2015
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
GESTAO ESTRATÉGICA DE PRODUÇÃO E OPERAÇÃO
JOSÉ LUIZ MORAES CARVALHO JÚNIOR
___________________________________________________________________________

01 - O que é gestãoestratégica de operações?

Gestão estratégica de operações é uma atividade que busca a interação dos processos que produzem e entregam bens e serviços de maneira eficiente.

02 - Porque consideramos quea gestão de operações da forma como a vemos hoje começou sua grande evolução com a primeira revolução industrial? Antes desse período não havia operações que requeriam gestão?

Porque somente após aprimeira revolução industrial criou-se o conceito de produção em massa, criando um pensamento manufatureiro e detalhista.

03 - Discuta qual foi o papel das “crises” pelas quais os países e empresaspassaram na evolução da gestão de operações (como guerras, por exemplo).

Durante esses episódios, as empresas manufatureiras receberam apoio econômico do governo, além de direcionar totalmente seusesforços para o estudos nas áreas de logística, controle de qualidade e métodos de produção para tornarem-se mais eficientes na guerra, e a área de gestão de operações sofreu um grande desenvolvimentodurante esta época.

04 - Por que as empresas japonesas passam a se destacar nos mercados mundiais?

O Japão tornou-se destaque no mundo por apresentar níveis superiores de qualidade e desempenho por umpreço mais acessível. Isso foi possível pelo desenvolvimento do Sistema Toyota de produção, que aumentou a produtividade e eficiência, evitando desperdícios e gargalos.

05 - Por que, embora tenhamos250 anos na área geral de gestão de operações, a gestão estratégica de operações só passou a ser uma preocupação mais explicita no final dos anos 1960?

Isso deve-se a mudança de mercado, àglobalização elevando as empresas a níveis globais e a produção superando a capacidade consumidora, o que resultou em um consumidor mais exigente e abriu espaço para a competitividade, forçando as empresas a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mario
  • Mario
  • mario
  • mARIO
  • MArio
  • Mario
  • Mario
  • Mário

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!