Mary joanex

991 palavras 4 páginas
Gramática

Pronomes
Veja a frase:  A igreja está em ruínas e os fiéis, sob o argumento de que a igreja faz parte da história da cidade, reivindicaram que a prefeitura reforme a igreja. Perceba que, a repetição do substantivo igreja torna a frase incomum. No entanto, como reescrever essa frase, fazendo o mínimo de alterações possíveis, mas evitando essa repetição excessiva do substantivo? A resposta é simples. Podemos fazer o uso de algumas palavras que, na Língua Portuguesa, são usadas para evitar essa repetição: os pronomes. Veja:  A igreja está em ruínas e os fiéis, sob o argumento de que a ela faz parte da história da cidade, reivindicaram que a prefeitura a reforme.

Você deve ter visto uma variedade deles, uma vez que são muito usados na retomada de idéias de um texto. Por isso, vamos estudá-los um pouco mais.

Veja outro exemplo: A mãe pretende informa o filho, que se chama Lucas, que os amigos desse rapaz o procuraram. Teoricamente teríamos:  Lucas, os amigos de Lucas estiveram aqui. Mas na prática:  Lucas, seus amigos estiveram aqui. pronome Assim, os pronomes exercem um importante papel na estruturação da frase, e, consequentemente, na construção do texto. Eles garantem a coesão, ou seja, a articulação entre as partes. Denotam mais clareza ao texto.  PRONOME: é a palavra que substitui, acompanha ou refere-se a um substantivo (nome). Dependendo do papel que desempenham na frase, os pronomes subdividem-se em seis grupos:

1. Pessoais 2. Possessivos 3. Demonstrativos

4. Relativos 5. Indefinidos 6. Interrogativos

Temos também os pronomes de tratamento, que se equivalem aos pronomes pessoais. Esses pronomes serão vistos mais adiante.

1. PRONOMES PESSOAIS Em uma oração, os pronomes pessoais podem exercem a função de sujeito ou de complemento. Devido a essa dupla possibilidade, eles se subdividem em retos e oblíquos. a) Pronomes pessoais retos: são aqueles que funcionam como sujeito da oração. Veja:  Eu gostava de morar em uma cidade

Relacionados