MARXISMO E O PROCESSO EDUCATIVO COMO UM CAMINHO PARA A EMANCIPAÇÃO DO INDIVÍDUO

Páginas: 2 (480 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Curso: Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Sociologia da Educação
Docente: Claudice Almeida
Data: 06/12/2013 Período: 2ª Turma: ¬“B”

MARXISMO E O PROCESSOEDUCATIVO COMO UM CAMINHO PARA A EMANCIPAÇÃO DO INDIVÍDUO
Este trabalho tem como objetivo mostrar como o marxismo e o processo educativo podem interferir no ato de emancipação do indivíduo perante asociedade. Desta forma, procura-se responder a tais questionamentos: Como o marxismo contribui para a educação? O processo educativo é uma ferramenta para a libertação do homem das classes opressoras?
Omarxismo vê o homem como um ser social e histórico, capaz de desenvolver as suas potencialidades por meio do trabalho e este por sua vez, deve ser um instrumento emancipatório do proletariado. Assim, parao pensamento marxista, o processo educativo só pode ser definido, a partir do momento em que há uma compreensão de toda a estrutura social. Nesta perspectiva, o marxismo apresenta uma concepção deeducação voltada para um ensino unilateral, isto é, um ensino que permitisse que o homem fosse conduzido à humanização e, possivelmente a sua total realização.
De acordo com Engels no seu textoPrincípios do Comunismo (1847, p.48):
A educação dará aos jovens a possibilidade de assimilar rapidamente na prática todo o sistema de produção e lhes permitirá passar sucessivamente de um ramo de produção aoutro, segundo as necessidades da sociedade ou suas próprias inclinações.
Percebe-se então que, o processo educativo permite a libertação do proletariado da classe vista como dominante, uma vez que,ela propõe uma junção entre o trabalho manual e intelectual, assim permite que o homem não mais seja visto como uma mercadoria barata e manipulável, que não reconhece o fruto do seu trabalho, masseja visto como um ser que adquiriu criticidade e consequentemente liberta-se de toda a alienação até então sofrida.
Em suma, a educação seria a única forma de ruptura com a alienação e a chave de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Processo educativo
  • Processos educativos
  • PROCESSO EDUCATIVO
  • Processo educativo
  • Processo educativo
  • Processo educativo
  • processos educativos
  • Resumo Emancipação e Ordem nos Caminhos da Modernidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!