Marte

Páginas: 6 (1437 palavras) Publicado: 1 de fevereiro de 2015
INESP
City School - Odivelas




Módulo: 6667 – Mundo Actual – Tema opcional
Reencarnação

Formadora: Alexandra Antunes
Formanda: Débora Ribeiro
Data: 07/04/2014

Introdução

Para este trabalho resolvi escolher um tema bastante polémico e de algum interesse público, a reencarnação. Existem várias dúvidas a seu respeito: Existirá ou não a vida para além da morte? Será possívelretermos memórias da nossa vida passada? Será que pagamos pelos nossos males na próxima vida? A religião defende a credibilidade deste assunto mas os sépticos continuam em busca de provas. Veremos então o que foi investigado até agora acerca da reencarnação.

O que é a reencarnação?

Reencarnação é uma teoria filosófica e religiosa, segundo a qual uma parte do SER é capaz de sobreviver à morte docorpo. Chamada consciência, espírito ou alma, seria capaz de ligar-se sucessivamente a diversos corpos para a consecução de um fim específico, como o aperfeiçoamento  ou a anulação do destino. Reencarnar significa que num fim “carnal” ou seja, a morte do corpo, a alma não morre também, em vez disso, retorna ao ciclo de renascimentos para “encarnar” um novo corpo e viver uma nova vida.

Qual foia origem desta teoria?

Ao que parece, esta teoria vem das culturas primitivas (início da humanidade), de acordo com alguns estudiosos a ideia desenvolveu-se a partir de duas crenças humanas:
1. Os seres humanos têm alma, que pode separar-se do corpo temporariamente (durante o sono) ou permanentemente (na morte).
2. As almas podem ser transferidas de um organismo para o outro.

Estudos efactos

Numa das mais prestigiosas universidades públicas dos Estados Unidos (Universidade de Virgínia) pesquisadores da área de saúde mental dedicam-se há décadas a desafiar os cépticos. Ali são estudados, entre outros casos que ultrapassam os contornos da ciência convencional, relatos sobre reencarnação, muitos deles submetidos a provas de veracidade. Resultados conclusivos não há, mas são, nomínimo, intrigantes. À frente da Divisão de Estudos da Personalidade está o mais famoso pesquisador, Ian Stevenson. Os seus livros e textos em publicações científicas descrevem casos de crianças que se recordariam de vidas passadas e de pessoas com marcas de nascença que teriam sido originadas por cicatrizes de existências anteriores.
Stevenson e a sua equipa avaliam casos de reencarnação da formaque consideram a mais cuidada possível. Fazem entrevistas, confrontam a versão narrada com documentações e comparam descrições com fatos que só familiares da pessoa morta poderiam saber.
Mas o que leva este médico de renome, com mais de 60 anos de carreira, e tantos outros pesquisadores a encararem a reencarnação como uma hipótese válida? Vamos conhecer algumas histórias bastante credíveis:História do piloto James Houston
Uma criança no Estado do Lousiana, EUA, lembra-se de uma vida passada, onde teria sido um piloto de guerra americano abatido pelos japoneses.
A família Leininger acredita que o seu filho, James, hoje com 11 anos, é a reencarnação de um piloto de avião de combate que participou da II guerra mundial.
Desde os 2 anos de idade que James começou a vivenciar lembrançasque seriam do tenente James Houston, que aos 21 anos, em 1945, foi abatido na batalha de Iwo Jima.
Aos 2 anos e meio, ele e a mãe foram comprar um brinquedo. Um avião, claro. A mãe, Andrea, pegou num modelo e disse-lhe que na parte inferior havia uma bomba. Para surpresa da mãe, o menino afirmou que não era uma bomba, mas um pequeno tanque de combustível. Na família nunca houveram militares e,até então, nenhuma ligação com aviões. O pequeno James, que sempre teve um interesse extraordinário por aviões, começou a ter estas recordações depois de visitar o Museu de Aviões Kavanaugh, em Dallas, no Texas. Alguns meses depois da visita, James começou a ter pesadelos com a queda de um avião e fogo. E gritava que o piloto não conseguia deixar a aeronave.
James continuava a dar indicações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Marte
  • Marte
  • marte
  • marte
  • marte
  • Marte
  • Marte
  • MARTE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!