marte

Páginas: 2 (325 palavras) Publicado: 14 de novembro de 2014
Marte é o quarto planeta do Sistema Solar na ordem de distâncias a partir do Sol, e cuja órbita é exterior à da Terra e interior à de Júpiter, brilha como estrela de primeira grandeza, comluzavermelhada, chegando seu esplendor a comparar-se ao de Vênus na época mais favorável. Tem 6 700 km de diâmetro e seu traço mais característico são as calotas polares. Marte está envolvido porespessacamada atmosférica, que, no entanto, é rarefeita. O período de rotação é, aproximadamente, 24h37,5min, sendo, pois, o dia marciano um pouco maior que o terrestre.

Tem regiões brilhantes decoralaranjada e outras zonas mais escuras, cujos contorno e tom mudam com as estações marcianas. A cor avermelhada do planeta Marte se deve à oxidação ou corrosão da superfície. Acredita-se que as zonasescurassão formadas por rochas similares ao basalto terrestre, cuja superfície também sofreu erosão e oxidação.

Possui dois satélites, Fobos e Deimos, descobertos por Asaph Hall em 1877, (têmdiâmetroinferior a 20 km; o segundo, satélite interior, efetua sua revolução em torno de Marte em menos de 9 horas), ano em que o astrônomo italiano Schiaparelli descobriu os "canais" marcianos. Umarevoluçãocompleta em torno do Sol efetua-se em 687 dias. Descrevendo ao redor do Sol uma órbita inclinada de 1º51' sobre o plano da enclíptica, e com uma grande excentricidade, a distância ao redor do Sol ébastantevariável, mas em média, de 227.000.000 km. A distância média à Terra é de 149.000.000 km, mas pode chegar a 400.000.000 km ou, nos pontos mais próximos, a 56.000.000 km. Nesta última posição,aparececada quinze anos, sempre na segunda quinzena de agosto.

Um inglês, Percival Lowell, gastou sua fortuna no estudo de Marte. Até fez construir um observatório particular em Arizona (EstadosUnidos),de onde fotografou pela primeira vez um "canal" marciano e as calotas polares em suas diversas fases. Lowell e outros chegaram a afirmar que eram canais escavados por seres inteligentes a fim...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Marte
  • Marte
  • Marte
  • marte
  • marte
  • marte
  • Marte
  • Marte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!