Maroeconomia

4837 palavras 20 páginas
6 TEORIA DA PRODUÇÃO

Em uma economia de mercado, os consumidores, por um lado, e as firmas, por outro, se constituem respectivamente nas unidades do setor de consumo e do setor da produção. Ao desenvolverem suas atividades básicas de consumir e produzir, ambas se inter-relacionam, por intermédio do sistema de preços. A parte da Teoria Econômica que se preocupa em estudar o comportamento da unidade do setor de consumo – o consumidor – é denominada Teoria do Consumidor. Essa teoria, por meio da utilização de hipóteses básicas, e de um mecanismo adequado de raciocínio, procura explicar o comportamento do consumidor quando este, ao atender suas necessidades, realiza o seu processo de consumo. O comportamento da unidade do setor da produção – a firma – é estudado por outra parte da Teoria Econômica, denominada Teoria da Firma. Esta última, utilizando também hipóteses de trabalho e um adequado mecanismo de raciocínio, procura explicar o comportamento da firma quando esta última desenvolve a sua atividade produtiva. No presente capítulo, será apresentada a Teoria da Firma, procurando-se, abordar, de forma clara e acessível, todos os mecanismos explicativos da sua atividade como centro da realização do processo produtivo.

6.1 Importância

Quando se analisa a Teoria da Firma na parte específica em que trata do problema da produção, dos custos de produção e dos rendimentos da firma, em última análise está-se estudando o que na Teoria Microeconômica é conhecido como a Teoria da Produção. De certa forma, o grande título Teoria da Firma é geral e abrange a Teoria da Produção, a Teoria dos Custos, e a análise dos Rendimentos da Firma.

O estudo da Teoria da Produção apresenta grande importância, uma vez que os seus princípios gerais proporcionam as bases para a análise dos custos e da oferta dos bens produzidos. Além disso, tais princípios se constituem também em peças fundamentais para a análise dos preços e do emprego dos fatores, assim como

Relacionados

  • Maroeconomia
    385 palavras | 2 páginas
  • Maroeconomia
    885 palavras | 4 páginas