Marketing

Páginas: 12 (2763 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013


ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING.




Características e classificação dos produtos.
Um produto é tudo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou um desejo.
Níveis de produtos - a hierarquia de valor para o cliente.
Ao planejar sua oferta de mercado, o profissional de marketing precisa pensar em cinco níveis de produto, cada nível agrega mais valor para ocliente.
O primeiro nível é o Benefício Central que é o benefício ou serviço fundamental que o cliente está realmente comprando.
No Segundo nível, o profissional de marketing deve transformar o benefício central em um produto básico.
No terceiro nível, o profissional de marketing prepara um produto esperado, uma série de atributos e condições que os compradores normalmente esperam ao comprar talproduto.
No quarto nível, o profissional de marketing prepara um produto ampliado, que excede as expectativas do cliente. Que excede as expectativas do cliente.
A diferenciação surge a partir da ampliação do produto, que é o leva o profissional de marketing a examinar o sistema de consumo: a maneira como o usuário desempenha as tarefas de obter, usar, adaptar e descartar o produto.
No quinto nívelestá o produto potencial, que abrange todas as ampliações e transformações a que o produto deve ser submetido no futuro.
Durabilidade e Tangibilidade.
Os produtos podem ser classificados em três grupos, de acordo com a durabilidade e tagibilidade:
1- Bens não duráveis - São bens tangíveis normalmente consumidos ou usados uma ou poucas vezes, como cerveja e sabão. Como são consumidoresrapidamente e compradores com frequência, a estratégia apropriada é torná-los disponíveis em vários locais.

2- Bens duráveis - São bens tangíveis normalmente usados durante determinados períodos, como geladeiras, ferramentas e vestuário.

3- Serviços - São produtos intangíveis, inseparáveis, variáveis e perecíveis. Exigem mais controle de qualidade, credibilidade do fornecedor e adaptabilidade.Exemplos de serviços: cortes de cabelo e serviço de reparos.

Classificação dos bens de consumo.

A grande variedade de bens de consumo existente em nossa sociedade pode ser classificada em termos de hábitos de compra.
Bens de conveniência - são de esforço. Exemplos: Cigarros, sabonetes e jornais. Os básicos são aqueles comprados com regularidade e podem ser subdivididos em três categorias:Básicos, bens de impulso e bens de emergência.
Bens de compra comparados - São bens que o cliente, durante o processo de seleção e compra, caracteristicamente compara em termos de adequação, qualidade, preço e modelo. Exemplos: móveis, vestuário e os principais eletrodomésticos. Podem ser divididos ainda em bens de compra homogêneos e bens de compra heterogêneos
Bens de especialidade - São bens comcaracterísticas singulares ou identificação de marca pelos quais um número suficiente de compradores está disposto a fazer compra extra. Exemplo: certos carros, equipamentos de fotográficos.
Bens não procurados - São bens que o consumidor não conhece ou normalmente não pensa em comprar. Detectores de fumaça são bens não procurados até o consumidor tomar conhecimento deles pela propaganda. Exemplo:Jazigo e enciclopédia.
Classificação dos bens industriais.
Os bens industriais podem ser classificados segundo o modo como entram no processo de produção e de seu custo relativo. Podemos distinguir três grupos: Materiais e peças, bens capital e suprimentos e serviços empresariais.
Materiais e peças - São bens que entram no processo de fabricação dos produtos manufaturados. Dividem-se em duasclasses: matérias-primas e materiais e peças manufaturados. Matéria-prima se divide em duas classes: principais: produtos agropecuários como: algodão, trigo, etc.
Os materiais e peças manufaturados, por sua vez dividem-se em duas categorias: materiais componentes: ferro, fibra e cimento. A maioria dos materiais e peças manufaturados é vendida diretamente aos usuários empresariais.
Bens de capital...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • marketing
  • Marketing
  • marketing
  • Marketing
  • Marketing
  • marketing
  • Marketing
  • marketing

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!