MARKETING

Páginas: 5 (1116 palavras) Publicado: 1 de agosto de 2013


Nota:
MBA em Marketing e Vendas

Professor:

Orientações
Critérios/Normas de avaliação
1. Leia atentamente o enunciado das questões e busque atender exatamente ao solicitado.
2. A prova pode ser realizado em grupo. Permite-se consulta ao material.
3. As respostas à lápis não terão direito à revisão.
Cada questão traz, ao seu final, seus critérios específicos de avaliação. Aresposta será analisada com relação ao atendimento a esses critérios. A nota para cada questão leva em consideração o desenvolvimento do raciocínio acerca do tema tratado.


Avaliação: Marketing Internacional
Baseando-se no conteúdo abordado em sala de aula, nas leituras sugeridas e na ementa do curso, responda o que se pede ao final de cada estudo de caso.
(Valor do estudo de caso: 100,00pontos)


Estudo de Caso: O fim da pechincha?

Thomas Eggleston foi o presidente de um tipo de loja de automóveis totalmente inovador para a época: o Driver’s Mart – uma cadeia de dez superlojas patrocinadas por nove dos maiores e mais poderosos revendedores de automóveis dos Estados Unidos, que representou um conceito diferenciado de compra de carros – e de formação de preços.
Em lojas dessetipo, vendedores assalariados – e não comissionados – mostrarão aos clientes carros seminovos por preços fixos. Isso significa que não há como negociar o preço, tentando “levar vantagem” sobre o vendedor na busca por um negócio mais rentável para você mesmo. Alguns compradores disseram que isso tira a graça da compra de carros, mas a Driver’s Mart apostou pesado em que a maioria dos clientes apoiariaesse método.
A Driver’s Mart não esteve sozinha nesse mercado. H. Wayne Huizenga, fundador do grupo Blockbuster inaugurou uma cadeia semelhante, a AutoNation USA com sede em Fort Lauderdale, Flórida. Há diversos outros competidores nesse mesmo setor com ideias semelhantes.
No Brasil esse movimento ocorre de maneira um pouco diferente: carro usado já não é mais um negócio tão interessante doponto de vista do cliente. Há inúmeras opções de financiamento com taxas de juros nem tão pesadas para os bolsos dos compradores. Com a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) na reta final do governo Lula e sua continuidade no governo Dilma, os pátios e garagens de carros usados ficaram lotados, já que comprar um carro novo representava uma boa oportunidade quando se considerava oseu preço em relação a um usado.
A guerra entre carros usados e carros novos tende a se acirrar tanto no Brasil quanto no estrangeiro. Seminovos com garantia e bom preço caem no embate com os novos e de boas condições de financiamento. Quem sai ganhando no confronto é o cliente, que pode ter à disposição mais opções para uma escolha certeira.

Perguntas:

1. A abordagem usada para os carrosusados nos Estados Unidos – ao se optar por não aceitar pechinchas – pode representar em maior percepção de valor para o cliente de lá? Tal percepção poderia ser a mesma em um eventual esforço daquela empresa para entrar no mercado brasileiro? Haveria alguma necessidade de ajuste na estratégia de uma empresa como a Driver’s Mart para entrar em um mercado como o brasileiro? Justifique a sua resposta.2. Um dos principais recursos necessários para o planejamento do Marketing Internacional é um consistente sistema de informações. Assim, em um caso hipotético, a Driver’s Mart obteve acesso com exclusividade a um estudo que aponta o seguinte:

Consumo de bens duráveis: muito embora o Brasil esteja perdendo competitividade em diversos setores de sua economia, o consumo ainda está em alta,principalmente por conta da grande disponibilidade de crédito relativamente barato ao consumidor. A crescente renda do brasileiro aliada a uma situação próxima do pleno emprego permitem que o consumo de bens duráveis seja favorecido. Diversas montadoras de automóveis têm se estabelecido por aqui. O mercado de automóveis novos já é um dos três maiores do mundo.

Considerando as informações do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • marketing
  • Marketing
  • marketing
  • Marketing
  • Marketing
  • marketing
  • Marketing
  • marketing

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!