Marketing Verde

Páginas: 68 (16962 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2013
I - INTRODUÇÃO

A preocupação com o meio em que a empresa está inserida tem se tornado cada vez maior em relação à décadas passadas, a necessidade em acompanhar essa mudança é fundamental para se manter no mercado atual. Uma empresa politicamente correta já começa a ter seus clientes em proporções consideradas, o índice de pessoas que buscam informações sobre essas políticas vem crescendo, ese tornando uma nova fatia do mercado.
O presente trabalho traz como tema “Marketing Verde: Como a utilização de ações ecológicas pode contribuir para a divulgação da marca USINA SANTA RITA S/A”.
Tendo em vista que com o crescimento da produtividade, competitividade e tecnologia do agronegócio no Brasil, as empresas do setor ficaram mais expostas a pressões sociais e ambientais. Embora hoje amaioria opere dentro da lei, ainda existem as que prejudicam a própria imagem e também, a imagem do país através de práticas ilegais ao meio ambiente, como por exemplo, o desmatamento.
A questão ambiental tem se revelado cada vez mais importante nas relações de troca entre consumidores e empresas, entre a sociedade de modo geral e o setor público, o que implica na necessidade do marketing parafacilitar o desenvolvimento dessas relações.
A Usina Santa Rita faz uma considerável participação em relação aos cuidados com o meio ambiente, mas sente a falta de um apoio para expor suas conquistas aos seus consumidores, e até mesmo aos seus colaboradores. É nessa hora que notamos que a presença de uma estratégia relacionada ao Marketing Ecológico posicionaria melhor seu status e auxiliaria em novosprojetos com intuito de buscar desenvolvimento e posicionamento.
O objetivo deste trabalho foi compreender os conceitos do marketing verde e sua utilização e pesquisar melhorias e formas de divulgar as ações ecológicas realizadas pela empresa para o fortalecimento da marca Usina Santa Rita.
O marketing pode ser utilizado não somente para satisfazer às demandas imediatas dos consumidores, mastambém como uma postura proativa que busca a melhoria contínua da qualidade de vida a médio e longo prazo da sociedade, conscientizando a todos que ainda não estão convencidos da necessidade de adotar posturas ambientalmente positivas.
A metodologia utilizada foi através de técnicas qualitativas, com pesquisa bibliográfica em livros sobre o tema, teses, artigos, sites, jornais, documentários. Etécnicas quantitativas, como pesquisa de campo realizada com os colaboradores da Usina Santa Rita S/A. Açúcar e Álcool, e com dados obtidos através do já implantado setor de meio ambiente.


1 - REVISÃO DA LITERATURA

1.1 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1.1.1 - Marketing

Segundo KOTLER (1998, p. 37) o conceito de marketing é uma filosofia empresarial, este conceito assume que a chave para atingiras metas organizacionais consiste em ser mais eficaz do que os concorrentes para integrar as atividades de marketing, satisfazendo assim as necessidades e desejos dos mercados alvos, expresso de várias maneiras:

Atender as necessidades de forma rentável;
Encontrar desejos e satisfazê-los;
Amar o consumidor e não o produto;
Faça o gosto do consumidor;
Você é o chefe;
As pessoas em primeirolugar;
Parceiros no lucro.

Através dessas maneiras KOTLER (1998, p. 38) formaliza quatro pontos importantes, como:

Mercado Alvo: Preparar um planejamento para atender seu publico de forma coerente, definindo com cuidado esse publico, onde operar e os cuidados que se deve ter.

Necessidade dos consumidores: A partir da definição do mercado vem a questão das necessidades dos consumidoresque esse mercado precisa, a fala nessa conclusão pode colocar em queda toda a estrutura montada, é tão importante satisfazer seus consumidores, pois as vendas dependem deles e se qualificam em dois tipo, os clientes novos e os clientes leais, essa busca por clientes novos gera um certo investimento, porem manter um cliente representa um substancial volume em faturamentos, na maioria das vezes....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Marketing verde
  • Marketing verde
  • Marketing Verde
  • O Marketing Verde
  • Marketing verde
  • Marketing verde
  • Marketing verde
  • Marketing verde

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!