Marketing Social

Páginas: 5 (1103 palavras) Publicado: 25 de agosto de 2013
1. Análise do Meio Ambiente do Marketing Social


Milhares de crianças desocupadas no Rio de Janeiro caindo na delinqüência e não tendo muitas opções de futuro
Mais de mil jovens de diferentes classes sociais pixam, emporcalhando a cidade do Rio de Janeiro
Vários monumentos da cidade são depredados por causa da ação desses jovens
Muitos desses jovens entram no meio da criminalidade poresses delitos.

2. Objetivo Social

Mudar o comportamento desses jovens, mostrando que eles podem ao invés de serem delinquentes, ganhar dinheiro e respeito mostrando a sua arte.


3. Agente da Mudança

O Grupo Cultural Afro Reggae (GCAR) surgiu em janeiro de 1993, inicialmente em torno do jornal Afro Reggae Notícias - um veículo de informação que visava à valorização e a divulgação dacultura negra, voltado sobretudo para jovens ligados em ritmos como reggae, soul, hip-hop, etc.

Eles têm a missão de oferecer uma formação cultural e artística para jovens moradores de favelas de modo que eles tivessem meios de construir suas cidadanias e com isto pudessem escapar do caminho do narcotráfico e do subemprego, transformando-se também em multiplicadores para outros jovens.

Em1997, o Afro Reggae inaugurou o Centro Cultural Afro Reggae Vigário Legal. Com um espaço físico bem estruturado dentro da comunidade, o trabalho pôde se desenvolver com maior qualidade e planejamento, e com isto foi possível tornar esta iniciativa uma referência de prática sociocultural na cidade do Rio de Janeiro.

Desde o início eles estiveram em permanente crescimento e amadurecimento. Por istonão se prendem nem a uma única via de projetos, nem apenas à comunidade de Vigário Geral. Atualmente, o GCAR desenvolve diversos programas e projetos em 4 diferentes comunidades.
Em Vigário, o Programa Social envolve além de diversas oficinas - música, capoeira e dança. A organização conta com o apoio do Viva Rio.

Pretendemos lançar a campanha junto ao GCAR sendo mais um projeto deles, comisso ajudando as crianças dessas comunidades, além dos pixadores da cidade. Como o GCAR já dispõe de espaço físico em quatro comunidades, nós utilizaríamos esse espaço para dar as oficinas de grafite.
O responsável por essas oficinas seria o Grupo Nação, um dos principais grupos de grafiteiros da cidade, que já possui experiência em dar oficinas de grafite. O grupo tem vários trabalhos pela cidadeem escolas, centros culturais e estabelecimentos comerciais e poderiam dar essa visão comercial para os jovens que estivessem aprendendo a arte.


4. Adotantes-alvos

Os adotantes-alvos seriam jovens da cidade do Rio de Janeiro de 10 a 19 anos, pixadores ou moradores de áreas carentes, principalmente as quatro áreas ocupadas pelo GCAR.




5. Crenças e Valores dos Adotantes-alvosA cultura hip-hop hoje em dia é muito difundida e passa inclusive por uma moda atraindo muitos jovens. O movimento não está ligado apenas à música, mas a atitude, dança e ao grafite. Os próprios pixadores em grande parte simpatizam com o movimento. Exploraríamos essa moda para atrair os pixadores e outros jovens para algo produtivo.

Os pixadores se organizam normalmente em grupos e visam ostatus em cada delito. Quanto mais difícil, maior ou em mais quantidade, melhor. Eles conhecem uns aos outros e há rivalidades entre grupos e pixadores que se destacam tendo status entre os pixadores.


6. Estratégia de Mudança

6.1 – Definição do Programa

Através da propaganda e do oferecimento de oficinas, modificar o comportamento de jovens pixadores e atrair outros jovens desocupadospara aprenderem um ofício que podem lhes dar emprego e afastá-los da delinqüência.






6.2 – Definição do Processo de Adoção

Muitos desse jovens não tem consciência de que eles podem ganhar dinheiro e fazer algo útil para a sociedade usando o instrumento que eles gostam. Divulgando a sua arte sem ser pela delinqüência. Como os pixadores normalmente buscam o status dos “feitos”...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Marketing social
  • Marketing social
  • Marketing Social
  • marketing social
  • Marketing Social
  • Marketing social
  • Marketing social
  • Marketing social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!