Marketing no Desporto

Páginas: 26 (6320 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2013
Marketing - Conceito

O marketing é uma palavra muito conhecida nos dias de hoje. É acima de tudo uma ferramenta poderosa no mundo em que nos encontramos. Como tema é muito abrangente e pode-se considerar que sem este seria muito difícil vingar no mundo competitivo dos negócios, onde a comercialização de produtos e ideias ocupa um papel importante.

Antes de mais nada é preciso definir o queé marketing. De uma forma simples, marketing é um “conjunto de técnicas e métodos usados na definição da estratégia comercial nos seus diversos aspectos, particularmente no estudo de mercados” (Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, Academia de Ciências de Lisboa). Pode parecer uma definição simples, mas abrange aquilo que realmente se procura com o marketing. Existem muitas publicaçõesem relação a este tema, com as teorias e estratégias de marketing, mas aqui apenas se pretende dar uma ideia concisa do que é o marketing.

Existe um produto, quem produz esse produto, quem o distribui e o receptor final. Sem existir uma estratégia definida de como, quando e onde lançar este produto, tendo em conta os diferentes intervenientes, este produto poderá não ter viabilidade económicano mercado em que é lançado. Um ponto a ter em conta é que não tem de ser apenas um produto colocado no mercado. Poderá ser um serviço (consultadoria, apoio jurídico, etc.) ou uma ideia (uma ideologia política, etc.). Independentemente daquilo que se pretende divulgar, o que se pretende é um produto viável que obtém aceitação do público a que é dirigido de forma a se obter um produto lucrativo ou oapoio, se nos referirmos a uma ideia ou ideologia. Claro que é necessário adaptar a estratégia de marketing ao produto em si, mas no fundo o objectivo é sempre o mesmo.

Por exemplo, um amaciador de cabelo novo não terá a mesma estratégia de marketing de um partido político que acabou de ser fundado. Para além disso, diferentes estratégias podem ser usadas em simultâneo, se termos emconsideração que a estratégia de marketing não se dirige apenas ao consumidor final, mas também pode incluir (e deve) a produção, distribuição e venda do produto.

Exemplo - Uma empresa decide comercializar um produto.
Uma das coisas que deve saber é se o público necessita desse produto. Caso contrário não será escoado no mercado. Depois há a questão do produto em si. É um produto funcional, chama aatenção pela sua originalidade, as matérias-primas não o tornam demasiado caro, como será o transporte? Estas são apenas algumas das perguntas a fazer. O design do produto tem um papel importante, já que vai condicionar o preço de fabrico, transporte do produto e o impacto no público.

Por outro lado o marketing não se limita ao público final. Este também é dirigido aos distribuidores, já que estes têmum papel importante na distribuição, podendo influenciar o vendedor final. Ao existirem muitos pontos de venda com determinado produto, mais facilmente este será vendido.

Tem-se falado até aqui de produtos, mas o mesmo se aplica a serviços ou ideias. Uma ideia não será “comprada”, mas ganhará tanta mais força, quantos mais apoiantes existirem. Um partido político será tanto mais poderosoquantos mais eleitores tiver. Uma associação de defesa do ambiente conseguirá o seu objectivo de melhorar o meio ambiente se conseguir obter uma grande quantidade de público que apoia e segue o que é defendido por esta associação. Assim o marketing não é apenas destinado a um conjunto de coisas limitadas, mas a sua aplicação estende-se a muitos aspectos da sociedade e daí a importância cada vez maiorque é dada a esta ferramenta indispensável nos dias de hoje.
   

http://www.slingshot.online.pt/marketing


O mercado desportivo português: procura e oferta

Um texto de Luís Leite, que se agradece.

Como qualquer outra actividade humana, o desporto não foge à realidade estrutural e conjuntural do MERCADO.

Em Portugal, a PROCURA é fortemente condicionada por factores culturais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Marketing no Desporto
  • Trabalho marketing no desporto
  • Desportos
  • Desporto
  • Desporto
  • Desporto
  • Desporto
  • Desporto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!