marcos

Páginas: 12 (2988 palavras) Publicado: 19 de agosto de 2014

Qual a importância de conhecer o Direito Romano em nossos dias?
É de suma importância o conhecimento do Direito Romano nos dias atuais,haja vista, a influência que exerce em nossas vidas. Percebe-se que o homem não nasceu para viver só. E quando no seio da sociedade, para que houvesse um equilíbrio nas interações, se fez necessário o Direito.O Direito que todos exercemos e é tutelado peloEstado, tem origem no Direito Romano que rompeu barreiras por mais de doze séculos até chegar aos nossos dias, redesenhado á nossa realidade, entretanto vigora institutos dentre os quais o de compra e venda, da liberdade, arrendamento de terras,empréstimo, depósito, comodato, penhor, hipoteca, pátrio poder (poder familiar) , usucapião, divórcio, testamento, tutela, curatela, adoção e outros.Podemosdefinir o Direito Romano como sendo um conjunto de normas que os romanos criaram para si como direito. Vigorando por mais de doze séculos, ou seja, desde o edito do primeiro rei até a última constituição imperial.Para entendermos o porquê esse conhecimento é necessário, precisamosconhecer alguns elementos do Direito Romano, ou seja:A fonte do direito romano provém do:
a)
Costume
: é o usoprolongado e repetido de determinado procedimento quefunciona como lei não escrita. O costume foi a primeira e principal fonte doDireito Romano.
b)
Lei :
é uma norma de poder competente com finalidade precípua dedisciplinar dever e direitos.c)
Plebiscito
: tudo aquilo que a plebe (povo) manda e delibera. Passou a ter força de lei, a partir da lei Hortênsia, no ano 286 AChttp://pt.scribd.com/doc/46523562/Qual-a-importancia-do-Direito-Romano-em-nossos-dias
O Direito Romano que floresceu por mais de mil anos é como um vasto campo de observação, verdadeiro laboratório de direito.
0
O direito das coisas constitui o ramo do direito civil mais influenciado pelo Direito Romano e em relação ao qual, atualmente, se encontra mais homogeneidade no direito comparado do mundo ocidental.Coube ao Direito Romano estabelecer a estrutura da propriedade. O Direito Civil moderno edificou-se, com efeito, nesse ramo, sobre as bases


Falar na importância e influência do direito romano na nossa civilização e no nosso direito é como retornar, numa viagem identitária, aos primórdios de nós mesmos.
Roma, com a cultura grega associada ou assimilada, criou um espaço imperial de séculos,inicialmente na Europa do sul, depois em todo o Mediterrâneo, com uma estrutura estatal relativamente homogénea numa geografia imensa onde cabiam povos diversificados mas entrosados nos quadros do mesmo império.
As suas fronteiras a sul e a poente eram de fácil defesa porque naturais: o Saara e o Atlântico; a norte e a oriente de difícil defesa porque confrontavam com regiões e povos de ocupaçãodemográfica intensa e complicada, quando as distâncias de apoio logístico se alongavam.
O "limes" do Danúbio era o extremo norte que Roma só acidentalmente passou porque os Germânicos aprenderam a resistir à máquina militar romana; a oriente, a fronteira da Síria, movediça e à entrada do deserto, era o limite intransponível, como os Partas haviam mostrado quando desfizeram o exército do triúnviroCrasso na batalha avassaladora de Carras.
Foi neste espaço imenso que unia Europa, África e Médio Oriente asiático que Roma parturejou instituições políticas inovadoras para a época, formatadas normativamente num conjunto de regras jurídicas a um patamar tão elevado que até aí ninguém tinha conseguido.
Todas as civilizações pressupõem pilares estruturantes em que assentam e sobre os quais constroema sua durabilidade hegemónica e cultural.
A civilização romana (de que nós, ocidentais, nos consideramos herdeiros a ponto de a ideia imperial ter permanecido ininterruptamente - e às vezes tragicamente - ao longo de séculos com Carlos Magno, o Sacro Império Romano-Germanico, a França napoleónica, o Reich alemão, muito deles arvorando o símbolo mítico da águia dos exércitos romanos) foi a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Marcos
  • marco
  • Marcos
  • Marcos
  • Marco
  • Marco
  • marcos
  • Marcos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!