Marabeli

406 palavras 2 páginas
Seminário de Filosofia: Falas
Victor Marcelo: Slide um > Humilhação
A humilhação é um sentimento de desigualdade. Para José Moura Gonçalves Filho, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), a humilhação consiste em uma modalidade de angústia disparada pelo impacto traumático da desigualdade de classe, isto é, a angústia que se sofre quando alguém se depara com um abismo chamado desigualdade, o que corresponde à percepção de que, enquanto um está em posição superior, o outro se coloca, violentamente, em uma posição inferior.

Débora: Slide um > Humilhação
Mas quando uma pessoa é humilhada? Quando se mostra a ela uma diferença que a põe em situação de inferioridade. Por exemplo, quando um chefe grita com o funcionário, quando um adulto ou jovem ignora ou maltrata um idoso, quando uma mulher é agredida pelo marido, quando uma pessoa mais forte ameaça outra menos forte. Enfim, existe em nossa sociedade uma hierarquia constante que leva o humilhado a sentimentos que o agridem, como susto, medo, pavor, tristeza, ódio, culpa, solidão, os quais, muitas vezes, são interiorizados pelas pessoas.

Caique: Slide DOIS > Velhice
Há tempos escritores se esforçam para entender e falar sobre a exclusão dos idosos em nossa sociedade, De acordo com a escritora Simone Beauvoir um dos problemas da socidade está no fato de que as pessoas avaliam de acordo com suas necessidades: proteção, riqueza, prazer e dominação. Mesmo em situações de proteção, pode-se ter processos de humilhação quando, sem a devida atenção sobre as reais condições que apresentam os idosos para resolver com autonomia seus problemas, os mais jovens passam a subestimar os mais velhos, assumindo tarefas em seu lugar.

Marabeli: Slide TRÊS > VELHICE PERGUNTAS
Como o idoso é tratado pelos serviços públicos? Os seus rendimentos (pensões) são suficientes para as

Relacionados

  • Patologias Do Ambiente De Trabalho
    459 palavras | 2 páginas
  • A RESPONSABILIDADE CIVIL DOS SITES DE COMPRAS COLETIVAS
    18448 palavras | 74 páginas
  • ANTROPOLOGIA
    332160 palavras | 1329 páginas