O PRINCIPE

Páginas: 3 (596 palavras) Publicado: 20 de setembro de 2014
FACULDADES SANTA CRUZ


JOZADARC NASCIMENTO DA SILVA JUNIOR





RESENHA: O PRÍNCIPE








CURITIBA
2012
A Ciência Politica tem o Estado como um dos seus principais objetos deestudo, assim como as suas formas de administrá-lo. Maquiavel em sua obra estabelece diretrizes fáticas e concretas para o funcionamento da maquina estatal.
Por vezes, o que para alguns pode serencarado como cruel, a ele se apresenta apenas como uma pluralidade de ideias conjugadas para um fim. Ou seja, comportamentos e regras, aos quais são ou serão muitas vezes necessárias para que umgovernante atinja a governabilidade. E que desta forma o Estado possa alcançar o seu objetivo primário que é a manutenção de sua existência quanto tal.
A obra ”O Príncipe”, trata-se de um raio-x, um exameaprofundado de todos os atores e estruturas inerentes ao Estado. Corroborando não para o entendimento de uma política de suposições, mas sim de uma política como esta realmente é. E certamente por essecaráter prático e objetivo quanto às ações, seja uma obra tão polêmica.
Escrito em 1513 a obra problematiza eventos de um Estado em seu tempo, porém detém consigo uma aplicabilidade àposterioridade. E isso faz de Nicolau Maquiavel, percussor do pensamento político e do Estado Moderno como conhecemos nos dias atuais.
No cerne das polêmicas emergidas de sua publicação, encontra-se a separaçãoentre a Igreja e o Estado, a maior geradora de tensões. Tal período em que a sociedade mundial era o lócus do berço absolutista sustentado pelos dogmas clericais. Entretanto seria impensável proferirtais pensamentos. Sendo assim Maquiavel não apenas pensou como publicou. Não obstante, de forma simplista demonstra que a existência do Estado encontra-se em primeiro plano, agindo como for possívelpara que isso se mantenha. “Os fins justificam os meios” (MAQUIAVÉL), gerando esse novo âmbito de polêmicas abriu margens às más interpretações.
Outra importantíssima abordagem do Príncipe é sobre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O principe
  • O Principe
  • O príncipe
  • O principe
  • O príncipe
  • O Principe
  • O Principe
  • o principe

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!