Maquivel, o principe

Páginas: 15 (3634 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA-UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – DEDC-CAMPUS XII


SIRLEIDE FERREIRA SILVA






MAQUIAVEL “O PRINCIPE”









Guanambi – BA
Julho-2013
SIRLEIDE FERREIRA SILVA



Maquiavel “O Príncipe”













Guanambi-Ba
Julho-2013

Maquiavel “O Príncipe”

O PRÍNCIPE.
Maquiavel dá inicio a sua obradedicando-a a Lorenzo II da Casa dos Médici. Seu livro foi escrito para o príncipe Lorenzo II, seus ensinamentos deixam chocado os politicamente corretos, pois ensinam o príncipe á agir com o intuito de se prolongar no poder, aonde a ética é esquecida para beneficiar a imagem do príncipe. 
Cap. I: De quantas espécies são os principiados e de que modo se adquirem. Segundo Maquiavel, existe doistipos de estado a Republica ou Principiados. Os principiados são hereditários ou novos, e apontam quais são as duas formas de como o governante chega ao poder uma pela virtude e outra pela fortuna. E a republica são conquistadas pela força ou pela sorte.
Cap. II: Dos principados hereditários.
Maquiavel não falou sobre a república e se concentrou inteiramente nos principados.
Neste capítuloMaquiavel fala que a dificuldade de se manter um Estado novo é maior do que a de se manter um Estado hereditário, pois no hereditario, o povo já está acostumado com a soberania de uma família. Se um príncipe conquista determinado Estado e tenta mudar seus costumes, corre o risco de o povo revoltar-se contra ele, o que pode gerar conspirações apoiadas pela grande massa o povo. Deste modo, o prínciperespeitando a cultura local, se manterá no poder; a menos que, como diz Maquiavel, uma força excepcional o derrube.
Cap. III: Dos principados Mistos.
São principados anexados a um Estado hereditário e suas principais dificuldades são as mesmas dos principados novos.
Maquiavel mostra neste Capítulo que o povo tem sempre o desejo de mudança, desejo de melhoria. Mesmo que o príncipe tenha umexército forte sempre necessitará do apoio popular para entrar em uma província. Caso o Estado conquistado seja da mesma língua e província, ele será facilmente submetido, mas quando se conquista uma província de língua, leis e costumes diferentes são necessárias habilidade e sorte para conservá-la. Um modo eficaz é o príncipe ir habitá-la e assim dar respostas imediatas a eventuais distúrbios. Outrométodo é organizar colônias que servirão como postos avançados e preservar os menos poderosos, exterminar os mais poderosos e não deixar que estrangeiros ganhem força.
Cap. IV: Por que razão o reino de Dario, ocupado por Alexandre, não se rebelou contra os sucessores deste após a morte de Alexandre.
Os principados são governados de dois modos: ou por um príncipe ajudado por ministros ou por umpríncipe e barões que graças a hereditariedade possuem grandes poderes, independentemente da vontade do príncipe.
No primeiro o príncipe é o senhor absoluto, no segundo os barões possuem domínios e súditos próprios. Como exemplo dos dois tipos Maquiavel usa o império grão turco e o reinado da França.
No primeiro o rei divide o seu reinado e dispõe de servidores que manuseia como quiser. Já na França, orei esta colocado em meio a uma multidão de senhores muito poderosos.
O Estado turco é muito difícil de conquistar, mas uma vez conquistado é fácil de manter, pois o poder é concentrado e o povo é acostumado a obedecer. Já na França ocorre o contrário, é fácil conquistar, caso consiga uma aliança com alguns barões descontentes. Mas depois de conquistado encontrará diversos problemas criadospelos que oprimiu e pelos que te auxiliaram.
Cap. V: de que modo se devam governar as cidades ou principiados que,antes de serem ocupados, viviam com as suas próprias leis.
Quando um monarca conquista um país que antes era vivido em liberdade, existem três formas de mantê-lo: arruiná-los, habitá-los, deixá-los viver com suas leis, arrecadando tributo e criando um governo de poucos. Quem se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O príncipe, maquivel
  • Maquivel
  • O príncipe
  • O principe
  • O Principe
  • O príncipe
  • O principe
  • O príncipe

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!