Maquiavel

Páginas: 2 (417 palavras) Publicado: 11 de maio de 2013
“O Principe” de Maquievel retrata uma prespectiva de Maquivel de como os governantes, devem governar o Estado de maneira a manter o seu poder e governança da forma mais eficiente possível. Essaeficiência é a ciência política de Maquiavel.
Capítulo 1: Quantos géneros de principados há e por que meios se conquistam
Maquiavel define dois tipos de estados principados, o hereditário e o adquirido,e aponta quais são as formas de como o governante chega ao poder, ou através do uso da força ou pela fortuna ou pela virtude.
Capítulo 2: Dos Principados Hereditários
A vantagem de um principadohereditário, segundo Maquiavel, é que existe maior dificuldade em manter um Estado novo do que se manter um Estado hereditário, pois o povo já está acustumado ao poder de uma familia de um principe.“nos Estados hereditários ehabituados à estirpe do seu príncipe, as dificuldades para os conservar são menores do que nos novos, pois basta apenas não violar a ordem dos antepassados..”
Se um Príncipeconquista determinado Estado e tenta mudar seus costumes, corre o risco de o povo revoltar-se contra ele, o principe deve então respeitar a cultura local, e assim se manterá no poder; a menos que, comodiz Maquiavel, uma força excepcional o derrube, porém, se tal acontecer, poderá reconquistá-lo “mal um revés da fortuna antinja o ocupante”, neste o conquistador.
Maquievel afirma que deve transmitirmotivos para ser amando e não odiado.
Quando o povo vive com seus costumes e esses respeitados pelo monarca, os desejos de mudanças vão sendo postos em esquecimento.
Capítulo 3: Dos principadosmistos
O povo tem sempre o desejo de mudança, para melhor, segundo Maquievel, mundam com grande facilidade de governantes, porém essa mudança pode ser para pior.
A imposição de um novo gornerno podeoriginar provocações por parte da força militar do principe ou por outros motivos, que podem lever a injurias no povo, criando inimigos para o principe que são pessoas ofendidas com a ocupação do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Maquiavel
  • Maquiavel
  • Maquiavel
  • Maquiavel
  • Maquiavel
  • Maquiavel
  • maquiavel
  • maquiavel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!