maquinas de fluxo

Páginas: 8 (1847 palavras) Publicado: 29 de abril de 2014
CAPITULO I - INTRODUÇÃO
1.1 – GENERALIDADES:
O bom funcionamento das bombas e motobombas estão diretamente relacionados às condições da instalação tais como: altura de sucção, comprimento da tubulação de sucção, temperatura do líquido bombeado, altitude em relação ao nível do mar, presença ou não de partículas, uso de tubulações e conexões adequadas, entre outras. Por isso, é indispensável àorientação de profissionais capacitados no ramo hidráulico e elétrico.
1.2 – OBJETIVOS DO TRABALHO
Apresentar análise técnica acerca de um mini-projeto de instalação de uma bomba para alimentação de um prédio de 20 andares, cada andar com10 apartamentos, bem como os cálculos e dimensionamento de sucção, recalque e NPSH, levando em consideração as velocidades máximas nas tubulações.
1.3 –MOTIVAÇÃO
A motivação para a realização deste trabalho deve-se a apresentar de uma forma geral o projeto para obtenção de potência requerida do conjunto elevatório, bomba, motor elétrico, canalização e reservatório, para obtenção de nota da primeira avaliação da disciplina Introdução à Engenharia de Segurança.
1.4 – IMPORTÂNCIAS E JUSTIFICATIVA
A pesquisa aqui desenvolvida será um meio de visualizaçãode alguns assuntos relevantes e não menos importantes para aplicação da matéria máquinas de fluxo.
1.5 – CONTRIBUIÇÕES ESPERADAS
Espera-se que este trabalho possa contribuir para melhor compreensão dos leitores que terão acesso a este documento, e melhor aprendizado desses alunos/autores a quem vos escreve.
1.6 – DESCRIÇÕES DO PROJETO
Um edifício de 200 apartamentos deve ser construído ehabitado por uma média de 1000 pessoas (número estipulado). A água de abastecimento deve ser recalcada do reservatório inferior para o superior por meio de um conjunto elevatório.
Projete esse conjunto (a potência requerida do conjunto elevatório, bomba, motor elétrico, canalização, reservatório) sabendo-se que:
O consumo provável diário por habitante é de 220 l/hab. (máximo) – (valor estipulado);O prédio terá 20 andares incluindo o térreo com pé direito de 3,00m e a separação entre os andares (laje/piso) será de 0,25m;
A caixa d'água será posicionada no topo do edifício e terá 5m de altura;
A altura da sucção deverá ser de 3m;
A tubulação deverá conter as seguintes singularidades alem das canalizações:
Sucção - uma válvula de crivo e de pé, uma curva de 90°;
Recalque - uma válvula deretenção, um registro de gaveta, três curvas de 90° e uma saída de canalização.
O período diário de funcionamento das bombas para recalcar o volume consumido deverá ser de no Máximo 8 horas de funcionamento (verifique as velocidades máximas nas tubulações).
Dimensionar linha de recalque pelo critério econômico.
Calcule o NPSH disponível e apresente a comparação com o NPSH requerido.
Condição:200 apartamentos, 5 pessoas por apartamento e prédio com 20 andares.
CAPÍTULO II - APRESENTAÇÃO/DESENVOLVIMENTO

2.1 – O PROJETO:

FIGURA 1 – Esquema de instalação de sucção e recalque


FIGURA 2 – Forma de instalação da caixa d’água
NOTA: Dimensões da caixa d’água: Altura: 5m, Comprimento: 6m, Largura: 2m

FIGURA 3 – Forma de instalação do conjunto elevatório e reservatórios
NOTA:Dimensão da tubulação de recalque: 80m, Dimensão da tubulação de Sucção: 3m + 2m (mergulhado), Reservatório: 60 + 60 m³


2.2 – CONCEITOS
Alguns conceitos se fazem necessários:
ALTURA DE SUCÇÃO (AS) - Desnível geométrico (altura em metros), entre o nível dinâmico da captação e o bocal de sucção da bomba.
ALTURA DE RECALQUE (AR) - Desnível geométrico (altura em metros), entre o bocal de sucçãoda bomba e o ponto de maior elevação do fluído até o destino final da instalação (reservatório, etc.).
ALTURA MANOMÉTRICA TOTAL (AMT) - Altura total exigida pelo sistema, a qual a bomba deverá ceder energia suficiente ao fluído para vencê-la. Levam-se em consideração os desníveis geométricos de sucção e recalque e as perdas de carga por atrito em conexões e tubulações.
AMT = Altura Sucção +...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Maquinas de fluxo
  • maquinas termicas e maquinas de fluxo
  • Máquinas de Fluxo
  • Máquinas de fluxo
  • maquinas de fluxo
  • Maquinas de fluxo
  • Maquina de Fluxo
  • Maquinas de fluxo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!