Maquetes

Páginas: 2 (453 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Maquetes têm sua importância em estudos volumétricos e espaciais ao longo do desenvolver de um projeto, e ao se fazer a representação final deste.

As maquetes eletrônicas oferecem demaneira prática representações muito realistas. As maquetes físicas, contudo, têm seu mérito por sua maior proximidade arquiteto x projeto, principalmente na etapa de estudo, porque ao se testarpossibilidades com as próprias mãos, caracteriza um processo mais intuitivo.
Para as maquetes de estudo, em geral não há necessidade de se usar materiais específicos. Dá-se preferência aos que já foramutilizados antes, restos de isopor, papelão, papéis em geral, palitos, arames e alfinetes para sustentá-los. Já um material muito interessante para escalas bem pequenas, para uma praça, por exemplo, émassinha de modelar.

Lembrando que muitas vezes a própria maquete de estudos acompanha desenhos e perspectivas finais de um projeto, suprimindo a necessidade de uma maquete específica pararepresentação. Para as maquetes representativas, dependendo do grau de realismo e detalhamento que se busca, temos uma gama de materiais à disposição e a criatividade vale muito.

Paredes eestruturas em geral

Papel paraná é o mais utilizado. É um papelão bastante homogêneo, e que não esfarela ao se cortar com estilete. Existem diferentes espessuras: 2mm, 4mm… A espessura a se escolherdepende da escala em que se trabalha. E papel chumbo é na verdade um paraná ainda mais rígido. As paredes da seguinte maquete são feitas com papel paraná, pintadas em parte por canetinhas hidrocor(marcadores) e o telhado é feito com papel ondulado.
Outros materiais que costumam ser utilizados são o papel triplex (brilhante frente e verso), papel pluma, isopor e madeira.

O papel pluma é naverdade uma placa de isopor laminado, revestido com papel nas duas faces. É mais fácil de cortar que o papel paraná e não esfarela como o isopor comum. Por outro lado, é um material mais caro. No caso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • maquete
  • Maquete
  • maquete
  • Maquetes
  • Maquete
  • Maquete
  • maquete
  • maquete

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!