MAPA COMPORTAMENTAL

1169 palavras 5 páginas
O MAPA DO COMPORTAMENTO

OS TIPOS DE TEMPERAMENTO

Teoria relaciona o temperamento de uma pessoa a um dos quatro elementos naturais: Terra, Água, Ar e Fogo A busca por explicar o comportamento humano mobiliza as mais diversas áreas do conhecimento desde os primórdios da humanidade. A tendência em julgar e classificar pessoas é tão antiga quanto natural. Ninguém, absolutamente ninguém, deixa de categorizar as pessoas que conhece, ainda que intimamente, involuntariamente e até inconscientemente. Todos nós temos uma espécie de arquivo subjetivo das pessoas que julgamos explosivas, simpáticas, sensíveis, desleais, preocupadas, ansiosas, mentirosas, amorosas e assim por diante.
Ainda na Grécia, Hipócrates (460-377 a.C.), considerado o pai da medicina, já classificava a personalidade em quatro tipos, de acordo com a presença de determinadas substâncias no organismo - sangue, fleuma, bile branca e bile negra – segundo o qual a predominância de qualquer um desses quatro humores caracterizaria o temperamento das pessoas, bem como a inclinação para determinadas doenças.
Baseado na teoria de Hipócrates, Cláudio Galeno (131-200 d.C.) desenvolveu a primeira tipologia do temperamento. Descreveu quatro tipos básicos: sanguíneo, bilioso ou colérico, melancólico e fleumático. Mil e quinhentos anos depois, Immanuel Kant (1724 – 1804 d.C.), aprimorou as características dos temperamentos citados por Galeno.
Kant tratou o temperamento como uma característica intrínseca do indivíduo e o dividiu em quatro grandes grupos, todos ligados a um elemento natural: melancólicos (Terra), fleumáticos (Água), sanguíneos (Ar) e coléricos (Fogo). Hoje, sabe-se que é esse “tempero” que influencia as formas de como reagimos perante os outros e o mundo. O tipo de temperamento interfere em tudo o que fazemos, desde nossos hábitos, sono e até nossa alimentação. Identificá-lo, portanto, é um atalho para o autoconhecimento. Para Samir Wady Rahme, médico clínico com formação em

Relacionados