Manuzeio de Touchscreen

2633 palavras 11 páginas
Reconhecimento de escrita para o desenvolvimento motor e caligráfico: um mapeamento sistemático sobre interação com aparelhos de tela sensível ao toque.
M. R. Tavares; M. A. S. N. Nunes
1Departamento de Ciência da Computação (DCOMP-CCET), Universidade Federal de Sergipe (UFS), 49100-000,São Cristovão-SERGIPE, Brasil promarcosrt@hotmail.com gutanunes@gmail.com

Resumo - Os métodos de ensino da caligrafia e desenvolvimento da coordenação motora para crianças não vem acompanhando o desenvolvimento tecnológico, Através de métodos inovadores e utilizando a tecnologia atualmente acessível é possível aprimorar o desenvolvimento da escrita e ao mesmo tempo incentivar e motivar a pratica das atividades e dispensar a presença do acompanhamento de um adulto para a execução dos exercícios. Este trabalho tem como objetivo encontrar dentro do estado da arte, técnicas e resultados de aplicações sobre o uso do reconhecimento de escrita e interação com aparelhos de tela sensível ao toque, no auxilio do desenvolvimento da caligrafia e aprimoramento da coordenação motora para crianças entre dois e seis anos de idade. Foram pesquisados mais de 96 artigos nas bases de dados científicas destes foram filtrados e analisados 08 artigos específicos para fundamentar os resultados. Os artigos pesquisados demonstram de forma clara a eficácia do reconhecimento de escrita no auxílio da caligrafia.
Palavras-chave: Reconhecimento de escrita, Crianças, Caligrafia, Coordenação Motora, Mapeamento Sistemático de literatura.
1. INTRODUÇÃO

A metodologia atualmente utilizada para o desenvolvimento da aprendizagem de crianças no jardim de infância é através de auxilio de material didático, que apesar do conteúdo atrativo para crianças de menor idade e ser pedagogicamente inspecionado, é perceptível que as crianças fiquem entediadas após a prática constante de determinados exercícios e de dependência de acompanhamento e instrução.
As habilidades motoras são uma parte importante do

Relacionados