ManualMDL

14571 palavras 59 páginas
Manual para o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) um recurso para cidadãos, ativistas e ONGs

2010

2

Introdução

Essa segunda edição do Manual para o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) foi desenvolvido para ONGs, ativistas e cidadãos que possuem pouca ou nenhuma experiência anterior com o MDL. Como o primeiro Manual para o MDL, que foi publicado pelo CDM Watch em 2003, é um Guia que fornece uma explanação de como o MDL e suas ferramentas funcionam para a participação do público em geral.
Note que este Guia não foi desenvolvido como uma crítica ao MDL, mas sim como um instrumento a ser utilizado por aqueles que defrontam em seu país projetos de MDL e querem saber mais sobre o mecanismo e como avaliar os projetos.
Esse Manual foi desenvolvido para trazer maior clareza a requisitos importantes na avaliação de projeto de MDL, durante e após o período de consulta pública. Inicia fornecendo uma visão geral do MDL e sua história. Ademais, explica o processo que um projeto de MDL deve percorrer para obter aprovação e ser capaz de gerar créditos de carbono. O foco está em explicar as questões-chave para a sociedade civil e identificar as oportunidades para a colaboração do público. Este Guia fornece, também, detalhes sobre as regras excepcionais para determinados tipos de projetos, tais como projetos de sumidouros e MDL programático. O MDL envolve muitos jargões e acrônimos que nós tentamos evitar o máximo possível. Porém, tivemos que os utilizar para prover uma visão mais precisa de como o MDL funciona. Para facilitar, os termos-chaves e acrônimos, no texto, são explicados em maiores detalhes no glossário no final do manual.
Versões em outros idiomas do Manual para o MDL podem ser adquiridas no http://www.cdm-watch.org.
O CDM Watch gostaria de aproveita essa oportunidade para agradecer Ben Pearson e seus colegas pelos esforços colocados na primeira edição do CDM Watch, que operou de 2001 a 2005. Desde o início, eles proveram uma importante voz crítica da

Relacionados