MANUAL SEFIP

Páginas: 18 (4303 palavras) Publicado: 19 de maio de 2014




SEFIP - SISTEMA EMPRESA DE RECOLHIMENTO AO FGTS E INFORMAÇÕES À
PREVIDÊNCIA SOCIAL









ROTEIRO OPERACIONAL






















1. INTRODUÇÃO

O Decreto n.º 2.803/98, de 20/10/1998, estabeleceu a obrigatoriedade da utilização da Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social – GFIP, sendo exigida a partir da competência01/1999.

Para facilitar o cumprimento dessas obrigações foi criado o Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social – SEFIP, que pode ser obtido gratuitamente na internet nos sites www.caixa.gov.br ou www.receita.fazenda.gov.br.

O SEFIP permite a geração da Guia de Recolhimento do FGTS - GRF, da Guia da Previdência Social – GPS e os Comprovantes/Protocolos de Confissão eExclusão de informações anteriores, ainda que o empregador/contribuinte opte pela importação de dados do arquivo de folha de pagamento, ou ainda quando os dados forem inseridos por meio de digitação no próprio SEFIP.

A Portaria Interministerial MT/MPAS nº. 326, de 19 de janeiro de 2000 estabeleceu a obrigatoriedade da entrega da GFIP em meio eletrônico para todos os empregadores sujeitos aorecolhimento do FGTS e/ou informações à Previdência Social.

A Circular CAIXA nº. 321, de 25/05/2004, estabeleceu a obrigatoriedade da transmissão do arquivo gerado pelo SEFIP por meio da Internet, a partir de 11/2004. A Portaria Interministerial MTE/MPS nº. 227, de 25/02/2005, também determinou esta obrigatoriedade, a partir de 03/2005.
As informações a seguir têm o intuito de sanar possíveisdúvidas sobre a operacionalização do SEFIP:
1 Para obter maiores informações e esclarecimentos sobre o preenchimento dos dados, consulte os arquivos (Manual da GRF/SEFIP para usuários do SEFIP e ERROAÇÃO.DOC).
2 Para obter informações e esclarecimentos sobre a legislação do FGTS e da Previdência, utilizada no SEFIP, consulte o Manual da GRF/SEFIP para usuários do SEFIP disponível no sitewww.caixa.gov.br, www.receita.fazenda.gov.br e na opção ajuda do aplicativo SEFIP.
3 Caso persistam dúvidas referentes à Legislação Previdenciária a empresa deve recorrer ao CAC - Centro de Atendimento ao Contribuinte . Dúvidas relativas ao FGTS serão respondidas pela CAIXA, em suas agências locais ou nas Centrais de Telemarketing – 0800-726-0104.

2. REQUISITOS PARA UTILIZAÇÃO DO SEFIP

Informaçõessobre o aplicativo
O SEFIP em plataforma gráfica foi desenvolvido em linguagem DELPHI e utiliza o banco de dados FIREBIRD versão 1.5.

Configuração
Com o intuito de proporcionar a utilização adequada dos recursos sistêmicos agregados ao SEFIP, apresentamos abaixo as configurações mínimas recomendadas que garanta a execução de forma consistente e adequada.

Software:
Windows 98, ME, NT 4,2000 e XP com suas devidas atualizações.

Hardware:
Monitor “14” VGA
Placa de vídeo VGA, compatível com o monitor.
Mouse/Teclado
HD com 50Mb livres para instalação + espaço necessário para crescimento do banco de dados + espaço necessário ao arquivo de paginação de memória do Windows.


Requisitos de equipamento e software para utilização do aplicativo
Grupo 1 – arquivo contendoaproximadamente 20 empresas, 40 tomadores e 5.000 trabalhadores.
Windows: 98 se
Processador: 200 Mhz e superior
Memória: 128 Mb.

Grupo 2 – arquivo contendo aproximadamente 500 empresas, 500 tomadores e 20.000 trabalhadores.
Processador: 1.0 Ghz e superior
Memória: 384 Mb.

Grupo 3 – arquivo contendo aproximadamente 5.000 empresas, 5.000 tomadores e 150.000 trabalhadores.
Processador: 2.0 Ghz esuperior
Memória: 512 Mb.

Importante: embora o aplicativo possa, eventualmente, funcionar em algum ambiente não citado acima e com configurações ligeiramente inferiores, ocorrerá uma perda significativa de performance.

3. INICIANDO O SEFIP

Após instalar o SEFIP, seguir as instruções abaixo para iniciar a utilização do sistema:

Utilizando o atalho criado na área de trabalho:
Clicar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sefip
  • Sefip
  • Sefip
  • Sefip
  • SEFIP
  • SEFIP
  • SEFIP
  • Sefip

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!