Manual de tcc unespar

Páginas: 42 (10372 palavras) Publicado: 21 de maio de 2013
[pic]

INTRODUÇÃO:

Senhores orientadores e orientandos, segue abaixo informações importantes para o processo de construção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que ficará a cargo do orientando sob a orientação direta do docente orientador, o que segue será utilizado por todos os orientadores em seus encontros com seus alunos, o que será cobrado durante os bimestres para aavaliação, valendo a nota bimestral dos alunos será o seguinte:

1º bimestre- entrega do projeto finalizado para o orientador;

2º bimestre- presença nos encontros de orientação e apresentação da folha de rosto do cadastro na plataforma brasil dos projetos que farão pesquisas com seres humanos, e/ou fundamental teórica aprofundada e primeiros resultados dos levantamentos dasfontes dos artigos nas pesquisas de revisão;

3º bimestre- entrega do artigo para análise da banca em 4 vias em capa transparente e parecer favorável do orientador para apresentação à banca;

4º bimestre- apresentação oral para a banca e avaliação do trabalho escrito, e entrega final após 15 dias do trabalho final ou das correções solicitadas pela banca.

Exame: atividadeconforme conteúdo definido pelo Coordenador do TCC e professor orientador

OBS: as datas de entrega das atividades bimestrais devem seguir as datas definidas no calendário acadêmicos da Instituição.




ETAPAS NA CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA




1. A ESCOLHA DO TEMA

Consiste na descrição do objeto de estudo, evidenciando qual a pesquisa pretendida.O aluno e o orientador devem levar em conta sua formação e/ou experiência profissional, sua disponibilidade de tempo, bem como as suas concepções e tendências pessoais.
Se seu tema é muito amplo, você deve restringi-lo ou delimitá-lo, isto é, definir o que de fato deseja pesquisar, indagar, estudar, questionar, identificar, utilizar, esclarecer, aprofundar, aplicar etc.2. PROBLEMATIZAÇÃO OU SITUAÇÃO-PROBLEMA

Feita a escolha do tema, em seguida se efetuará a definição do problema (questão não resolvida que é o objeto de discussão em qualquer área do conhecimento).
A formulação do problema deve ser interrogativa, usando uma linguagem clara e objetiva.



3. JUSTIFICATIVA

Após definir o problema da pesquisa, cabe aograduando justificar as razões de sua escolha, ou seja, porque fará tal pesquisa, quais serão as contribuições de sua pesquisa para a área do conhecimento em que se insere, sua relevância sob o ponto de vista social, científico e para a enfermagem.



4. DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS

Os objetivos de estudo definem aonde se quer chegar com a pesquisa: para que fazer esse trabalho? Seuobjetivo deve se referir ao saber – investigar, inquirir, indagar, estudar, pesquisar, questionar, identificar, utilizar, esclarecer, aprofundar, aplicar etc.
Objetivo geral
O objetivo geral deve explicitar o que você pretende no seu trabalho.
Objetivos específicos
Para o cumprimento do objetivo geral, os objetivos específicos devem manifestar
as etapas previstaspara completar a finalidade da proposta




5.QUESTÕES A INVESTIGAR OU HÍPOTESES

Quando o trabalho é uma pesquisa experimental, as questões se relacionam com o problema a ser defendido ou explicado. Qual a minha resposta provisória para o problema? As respostas são provisórias porque ainda não foram pesquisadas nem demonstradas. Assim, a investigação e a continuidade doprocesso de pesquisa irão explicar a hipótese, sua necessidade, sua verificação, sua comprovação ou falsidade.
No trabalho científico, as hipóteses ou questões a serem investigadas devem funcionar como explicação criativa e provisória de um fenômeno, até que os fatos, os dados evidenciados pela pesquisa venham a contradizê-la ou confirmá-la.
Assim, as questões a investigar têm a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Manual Identidade Visual UNESPAR
  • Manual de tcc
  • Manual TCC
  • manual do tcc
  • Manual TCC
  • Manual Do TCC
  • Manual TCC
  • Manual tcc

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!