Manual de cores Cmik

287 palavras 2 páginas
Diferenças entre CMYK, RGB E Pantone
Publicado por Filipe di Filippo em 1 de junho de 2010

CMYK

CMYK é a sigla do sistema de cores formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (black).
A partir destas cores primárias Ciano, Magenta e Amarelo obtemos todas as outras cores, porém só CMY não reproduz fielmente tons mais escuros, sendo necessária a aplicação de preto.

CMYK é o sistema mais utilizado pelas gráficas para a produção de material impresso: revistas, cartões de visita, panfletos, etc.
RGB

RGB é a sigla do sistema de cores formado por Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue).
O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos eletrônicos como monitores de TV e computador, “datashows”, scanners e câmeras digitais, assim como na fotografia tradicional.
Pantone

Pantone é um sistema de cores prontas, em muitos casos, apenas com a mistura das quatro cores básicas (CMYK) não conseguimos obter a tonalidade que desejamos. Pois, o CMYK tem uma limitação para representar todas as cores que o olho humano consegue enxergar.
Com o Pantone você escolhe a cor exata que você irá trabalhar, como por exemplo, um vermelho especial que faz parte da identidade visual do seu cliente. Este processo é ideal para evitar variações de cores na impressão.
Existem vários Pantones entre eles os metalizados, que o CMYK não consegue reproduzir com exatidão. Aquele dourado ou prateado que você já deve ter visto em alguma capa de livro.
Para facilitar podemos generalizar :
É luz e é projetado: RGB
É tinta e impresso: CMYK
É tinta, é impresso e é cor especial: Pantone.

Relacionados

  • Todos
    17475 palavras | 70 páginas