BSC - Estratatégia

4112 palavras 17 páginas
G

TOC 106 - Janeiro 2009

e s t ã o

O balanced scorecard e a estratégia
P o r Te l m a F i a l h o d e O l i v e i r a

A

ctualmente, as organizações estão inseridas num contexto muito competitivo. As mudanças permanentes que ocorrem na economia obrigam a que aquelas se adaptem ao ambiente que as rodeia, e implementem instrumentos de gestão de forTelma Fialho de Oliveira ma a terem um bom acompanhamento
TOC n.º 81 055 e controlo dos objectivos estratégicos a atingir.
O balanced scorecard, ao avaliar o desempenho das organizações através de indicadores financeiros e não financeiros, constitui um instrumento de gestão estratégica eficaz, que permite alinhar os objectivos das diversas unidades da organização com a estratégia definida.
A globalização da economia e a crescente importância da informação nas organizações, veio criar a necessidade de esclarecer e traduzir a visão e a estratégia da organização, em objectivos que sejam conhecidos e compreendidos por todos os que nela colaboram.
Nos nossos dias existe a necessidade de uma visão global dos objectivos a atingir nos diversos níveis da organização. O balanced scorecard, ao considerar variáveis quantitativas e qualitativas, visa a avaliação do desempenho que proporciona uma gestão estratégica de longo prazo, e a sua implementação permite criar essa visão global.

Conceitos fundamentais
Um conceito similar ao balanced scorecard surgiu nos anos 60 em França, onde se utilizava uma ferramenta conhecida como tableau de bord, que era uma tabela que incorporava diversos indicadores utilizados no controlo financeiro das organizações.

Com a evolução do tempo, os gestores sentiram necessidade de ter um instrumento que incorporasse também indicadores não financeiros, que permitiam acompanhar e controlar as diferentes áreas e negócios da organização.
O balanced scorecard, também conhecido pela sigla BSC, foi desenvolvido por Robert S.
Kaplan, professor da Harvard Business School

Relacionados

  • Contabilidade Grencial
    5288 palavras | 22 páginas