Manual de boas praicas construção civil

7321 palavras 30 páginas
Planejamento, Acompanhamento e Controle de Custo

Manual de Boas Práticas
Planejamento,
Acompanhamento e Controle de Custo
Elaborado por:
Bruna Rocha
Marcelo M. Ferreira

Planejamento, Acompanhamento e Controle de Custo

“Se cada um e todos estão envolvidos, comprometidos e entusiasmados com a mesma causa, será natural conseqüência o sucesso do empreendimento comum.”
Norberto Odebrecht

Planejamento, Acompanhamento e Controle de Custo

INTRODUÇÃO
O manual de boas práticas contém elementos facilitadores aos integrantes que trabalham nas áreas de controle de custo, acompanhamento e planejamento da OR.
É possível localizar informações sobre os principais pontos que fazem parte do ciclo de acompanhamento, ou seja, itens que precisamos monitorar de perto para que o processo de análise mensal do custo seja proveitoso para toda equipe.
O controle de custo, ao contrário do que muitos pensam não acontece simplesmente com o fechamento do Razão (relatório consolidado por UA dos custos incorridos no mês). É a compilação das informações, da solicitação, requisição, aplicação, apropriação e medição dos dados sejam estes serviços ou materiais.
O integrante responsável pela área de custo e planejamento deve estabelecer uma relação de confiança e sinergia com as demais equipes que fazem parte do processo da obra. É preciso verificar as informações para que os relatórios de análises elaborados sejam consistentes.
Neste manual estão expostos os principais pontos que devemos dedicar atenção, a fim de evitarmos distorções nos relatórios de fechamento de custo da obra e práticas que potencializem adotarmos medidas estratégicas, sobretudo preventivas ao cenário do empreendimento. Planejamento, Acompanhamento e Controle de Custo

SUMÁRIO
1.

Planejamento Estratégico para Acompanhamento e Controle de Custos e Prazos .......... 5

2.

Meios de Conquistas para os Resultados ....................................................................

Relacionados

  • Cccc
    4030 palavras | 17 páginas
  • Crimes na lei de licitações
    16907 palavras | 68 páginas